Você alguma vez tentou criar algo que não sabia que daria certo, mas sem querer conseguiu? Algumas invenções foram criadas por acaso, sem querer a pessoa criou algo incrível e inovador, ou descobriu algo que nem imaginava que existia. Criar e inventar algo deve ser extraordinário, mas imagina se isso acontece por acidente, deve ser mais incrível ainda, e isso já aconteceu, nem uma ou duas vezes, mas várias vezes.
Por isso vamos mostrar algumas invenções que foram criadas por acidente.
Cola Super Bonder
Provavelmente você já colou o dedo com a cola super bonder, já ficou com ele bem áspero por ter sem querer deixado cair no dedo enquanto colava alguma coisa. Essa super cola foi criada por acaso, o cientista Harry Coover estava em 1942 tentando criar uma substância para uma nova lente de precisão de armas, mas seu experimento foi um fracasso. O cianacrilato que ele fez grudava em tudo, mas seis anos depois ele viu que essa substância que criou e deu errado podia servir para outra coisa, foi então que surgiu a super cola que gruda muito bem sem precisar de calor.
Pinga
A história da pinga é bem curiosa, segundo historiadores ela foi descoberta por acaso. Na época do Brasil colonia, eles faziam o melado e para isso os escravos colocavam o caldo feito da cana de açúcar em um tacho no fogo. Para fazer o melado é preciso mexer o tempo todo, só assim ele fica com a consistência certa. Mas um belo dia, cansados de mexer o melado eles pararam o a receita deu errado, para não serem prejudicados eles esconderam. No dia seguinte o melado tinha fermentado, mas mesmo assim para não perder, os escravos misturaram com o novo e levaram tudo para o fogo.
O melado que azedou era simplesmente álcool que vou evaporando aos poucos e formou no teto goteira que pingavam o tempo todo. Essa já era a cachaça pronta e por isso o nome Pinga, ela também recebeu o nome de Água Ardente, pois pingava na pele machucada por chibata dos escravos e ardia. Com o tempo eles descobriram que a “água” que pingava deixava eles alegres.
Picolé
O picolé também foi criado por acaso, um dia Frank Eppersson estava fazendo um suco com refrigerante em pó e água, mas uma pessoa o chamou e ele acabou esquecendo sua bebida. No outro dia lembrou e foi pegar, aí a surpresa, a bebida tinha congelado com o palito que ele mexia a bebida. Foi assim que em 1905 um garoto de 11 anos inventou o picolé.
Marcapasso
Wilson era assistente de um professor na faculdade, e por engano em vez de colocar um resistor de 10 mil ohms ele usou um de 1 megaohm. Ele pensou que tinha arruinado o projeto do professor, que estava construindo um dispositivo que iria gravar os ritmos cardíacos. Imagina o frio na barriga que ele sentiu na hora? Mas depois percebeu que o projeto “errado” fazia um movimento parecido com o do coração e regulava o pulso. Assim que Wilson Greatbatch criou o Marcapasso.
Fonte: Curioso Mundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.