Um reembolso de gratidão 170 anos em formação reacendeu um vínculo afetuoso que liga a Grande Fome da Batata Irlandesa de quase dois séculos atrás a uma tribo nativa americana em Oklahoma que sofre hoje com a pandemia de coronavírus.

 

Em 1847, quando a Irlanda vivia anos de fome devido a uma praga da batata, a tribo norte-americana Choctaw se juntou a uma campanha compassiva nos EUA para ajudar esses estranhos no oceano.

 

Apesar de seu próprio sofrimento, tendo sido forçados a se deslocar centenas de quilômetros de sua terra natal, a tribo juntou seus centavos e levantou US $ 170 (quase US $ 5.000 na moeda de hoje) para enviar para a Ilha Esmeralda através de um fundo de ajuda.

 

Retornando a Bondade

 

Hoje, as tribos navajo e hopi foram duramente atingidas pela pandemia do COVID-19. Pensa-se que seu alto índice de infecção seja devido à falta de água corrente em um terço de todas as casas e à escassez de mantimentos, forçando as famílias a deixar a reserva para suprimentos.

 

Para financiar um plano para fornecer água engarrafada e outros suprimentos diretamente à reserva, uma campanha do GoFundMe foi criada pelas famílias Navajo e Hopi. Agora, quase US $ 2,7 milhões foram levantados até agora, com muitas doações vindas de cidadãos irlandeses expressando gratidão pela ajuda que receberam tantas décadas atrás.

 

“A nossa é uma dívida que nunca pode ser paga, mas, por favor, considere isso como um pequeno sinal de amor e solidariedade de seus irmãos e irmãs irlandeses. Orar sempre pela força, bem-estar e prosperidade de sua comunidade ”, disse Caroline Kelly, acrescentando uma mensagem gaélica de unidade. “Você é um homem de negócios?”

 

“Quando o povo Choctaw não tinha nada, deu à Irlanda tudo o que podia no momento em que mais precisávamos. Sei que não é muito, mas espero que isso ajude nossos amigos no momento de necessidade ”, acrescentou Ciaran Mc brearty.

 

“Enviar bênçãos, esperança, fé e amor irlandeses aos nossos queridos irmãos e irmãs nativos americanos cujos ancestrais nos deram esperança em nosso tempo de necessidade há tantos anos também”, escreveu Aoife Galway. “Obrigado agus sláinte, Aoife ☘❤”

 

Honrando o Choctaw

 

Três anos atrás, foi inaugurado um monumento de prata em homenagem às doações de nativos americanos no condado de Cork, na Irlanda – e os líderes de Choctaw foram convidados para a grande inauguração.

 

Questionado sobre sua inspiração para criar a enorme escultura em aço inoxidável de nove penas de águia, o artista local Anex Penetek disse: “Eu queria mostrar a coragem, fragilidade e humanidade que elas exibiam”.

 

O apoio financeiro continua a surgir, hora a hora, juntamente com mensagens de solidariedade que ligam duas culturas que conhecem exclusivamente o significado do sofrimento generalizado – e o valor de apoiar-se mutuamente.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.