Das mãos dos alunos da graduação em Design de Produto do IED São Paulo(Istituto Europeo de Design) e parceiros nasceu um projeto, batizado de Coletivo Flui, que pode ser um grande aliado para enfrentar a crise hídrica.
Pela abordagem da faculdade, o design pode e deve ir muito além dos produtos, quando utilizado para pensar soluções, ainda que simples, para problemas atuais. E pode ser um grande aliado em gerar impactos transformadores.
A primeira iniciativa do Flui é a Bomba Hacker, um dispositivo portátil que coleta o excedente de água gerado em atividades domésticas como o banho, por exemplo, para transportá-lo para o restante da casa. Uma solução simples e que pode ser produzida por qualquer pessoa por aproximadamente R$75.
O projeto, que contou com a orientação dos professores do IED, é fruto de uma parceria com o escritório de inovação e design Questto|Nó, com sedes em São Paulo e Nova York, e o consultor de Design Sistêmico Jaakko Tammela. Juntos, eles decidiram não comercializar a bomba d’água, mas, sim, disponibilizar gratuitamente o passo a passo da construção da engenhoca para que alcance o maior número possível de pessoas.
Para Victor Megido, diretor geral do IED Brasil, é importante que os futuros designers estejam atentos às demandas urgentes. “Design não é só objeto. Design é projeto de futuro. Isso nos possibilitou a chance de dar aos nossos alunos, através da busca por soluções a problemas reais da sociedade, a possibilidade de ter uma experiência do que é realmente atuar no mercado brasileiro de Design e fazer a diferença”, comenta.
O projeto foi selecionado entre os 20 designers brasileiros que projetam a casa do futuro, segundo a Revista Bamboo. Stefano Leggieri, recém formado em Design de Produto pelo IED São Paulo, foi escalado para o time de profissionais destacados, mostrando que há grandes oportunidades para quem quer fazer a diferença.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.