Você sabe o que é “polímata”? Não? Calma, explicamos.
Polímata é uma pessoa cujo conhecimento não se restringe apenas a uma área. Alguém que detém conhecimento em vários assuntos ou ciências.
Pois bem, hoje falaremos sobre um polímata: Leonardo da Vinci, que morreu há 500 anos, no dia 02 de maio de 1519, deixando um legado gigantesco de conhecimento, arte e pesquisas.
Muito provavelmente você já ouviu falar sobre algumas de suas obras como a “Monalisa” e “A Última Ceia”, que são algumas das pinturas mais famosas e reproduzidas de todos os tempos.
Mas como foi falado acima, Da Vinci não era somente pintor, mas também cientista, matemático, anatomista, escultor, arquiteto, botânico, poeta, músico, engenheiro, inventor.
Alguns de seus estudos que influenciaram toda a história da humanidade até hoje, nem sempre são conhecidos popularmente, como destacamos a seguir.
1. Funcionamento do cérebro: Leonardo era um dissecador curioso, deixando desenhos detalhados do cérebro, contribuindo muito para o conhecimento do seu funcionamento.
2. Economia de água: Leonardo da Vinci foi o primeiro a notar um fenômeno chamado de salto hidráulico que trouxe a compreensão de processos para o melhor aproveitamento da água e consequente economia do líquido.
3. Máquinas voadoras: Da Vinci esboçou o helicóptero, equipamentos voadores, um paraquedas e dois tipos diferentes de planadores, projetos que inspiraram a tecnologia contemporânea que permitiu que o homem voasse.
4. Coração: os desenhos anatômicos de Leonardo da Vinci foram pioneiros e demonstrarem com grande precisão a estrutura e o funcionamento do coração humano.
5. Energia solar: Da Vinci naquela época já tinha uma preocupação ambiental. Foi precursor da ideia de utilizar a energia solar para o aquecimento.
6. A reinvenção da roda: o mestre foi além da invenção da roda sendo o primeiro a conceber os rolamentos para a diminuição do atrito em estruturas, invenção essa que foi incorporada no dia a dia da humanidade.
7. Robôs: Leonardo da Vinci concebeu vários mecanismos movidos a corda, considerados precursores dos robôs. Um dos inventos mais criativos foi o leão mecânico que dava vários passos e abria automaticamente o peito, exibindo flores.
8. Regras da natureza: calculou certas proporções da natureza e encontrou alguns padrões de repetição.
10. Águas: projetou o escafandro, vestimenta impermeável para mergulho, feito de couro com capacete e canos flexíveis que, boiando graças a cortiças, garantiriam o ar para a respiração. A roupa contava até com uma bolsa para armazenar a urina, em caso de necessidade.
Impressionante, não é? Pois bem, mesmo com toda nossa tecnologia ainda precisamos, nos dias de hoje, das qualidades do incrível mestre Leonardo Da Vinci: paixão, curiosidade, criatividade e desejo de ver projetos executados.
Fonte: Catraca Livre
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.