A obesidade é uma doença muito grave, considerada um problema de saúde pública em muitos países. O acúmulo descontrolado de gordura corporal é geralmente provocado por hábitos irregulares de vida, como sedentarismo e consumo de alimentos super calóricos.
A doença se manifesta em qualquer idade e está fortemente associada ao excesso de calorias ingeridas diariamente, numa quantidade superior a que o organismo necessita. O consumo de alimentos industrializados, ricos em gorduras e açúcar, tem aumentado significativamente o número de pessoas obesas no mundo.
O diagnóstico da obesidade é feito a partir do cálculo do IMC – Índice de Massa Corporal. Para chegar ao IMC é preciso dividir o peso (kg) pelo quadrado da altura (metros) do indivíduo. Quando o resultado fica acima de 35, a pessoa é considerada com sobrepeso ou obesidade. Resultados acima de 40 demonstram casos de obesidade mórbida.
De acordo com pesquisas internacionais, 1 em cada 3 pessoas no mundo estão acima do peso. Estudos realizados pela Fundação Bill & Melinda Gates, no Global Burden of Disease Study 2013, mostraram que existem atualmente 2,1 bilhões de pessoas obesas nos 188 países pesquisados. Os dados mostram que o número de pessoas obesas ou com sobrepeso cresceu 70% nas últimas três décadas.
Confira os 10 países com o maior número de obesos no mundo:
1 – Estados Unidos – Total de obesos: 86,9 milhões.
2 – China – Total de obesos: 62 milhões.
3 – Índia – Total de obesos: 40,4 milhões.
4 – Rússia – Total de obesos: 29,2 milhões.
5 – Brasil – Total de obesos: 26,2 milhões.
6 – México – Total de obesos: 24,9 milhões.
7 – Egito – Total de obesos: 21,8 milhões.
8 – Alemanha – Total de obesos: 17,1 milhões.
9 – Paquistão – Total de obesos: 16,7 milhões.
10 – Indonésia – Total de obesos: 15,1 milhões.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.