Em estudo, especialistas do Canadá destacam boas práticas que pessoas que usam esses acessórios devem ter para evitar contaminação pela Covid-19
Você já deve estar cansado de ouvir sobre os cuidados higiênicos que deve tomar por conta do novo coronavírus: lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos, manter distância de outras pessoas… Mas e quem usa lentes de contato?
Em um artigo publicado no início de abril no periódico Contact Lens & Anterior Eye, pesquisadores da Universidade de Waterloo, no Canadá, detalham algumas medidas especiais que essas pessoas devem ter ao manejar as lentes.
Segundo Lyndon Jones, principal autor do artigo, o uso desses objetos é perfeitamente aceitável durante a pandemia, já que não há evidências de que pessoas que usam lentes estão mais expostas à infecção pelo novo coronavírus. “Desde que as pessoas mantenham uma boa higiene das mãos e sigam as instruções adequadas de uso e cuidado”, pondera, em comunicado.
Entre as boas práticas destacadas pelos especialistas está a correta higienização das lentes e do estojo onde elas ficam guardadas. O mesmo vale para quem usa óculos: limpe-os com água e sabão regularmente.
E, assim como todo mundo, evite tocar áreas do rosto como boca, nariz e (principalmente) olhos sem higienizar as mãos.
Caso esteja doente, os autores sugerem parar de usar as lentes de contato e priorizar os óculos. Quando estiver curado, está liberado retomar o uso, mas de preferência com novas lentes e estojo. E lembre-se: se tiver dúvidas, converse com seu oftalmologista.
Fonte: Revista Galileu.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.