Todo mundo tem medo de alguma coisa, mas algumas pessoas sentem medo de coisas que não são muito comuns.
A fobia, definida como medo exagerado ou falta de tolerância a alguma coisa, é um problema sério que pode até causar danos na vida pessoal e profissional do indivíduo, e deve ser tratada por um médico especialista.
Algumas fobias são tão inimagináveis que chegam a ser bizarras. Você consegue imaginar alguém que tem medo do céu? E medo de queijo, ou de simplesmente dormir? Será que você tem alguma dessas fobias e nem percebeu?
1 – Penterofobia
É o medo irracional ou até mesmo exagerado da própria sogra ou sogro. Apesar das piadas de sogra serem tão famosas, há algumas pessoas que realmente sentem pavor daquela pessoa que deu a luz ao amor de suas vidas.
2 – Deipnofobia
É o medo de conversar durante as refeições. Não é todo mundo que gosta de conversar durante as refeições, mas algumas pessoas têm sérios problemas com algo que nos parece tão comum.
3 – Uranofobia
Já imaginou alguém que tem medo de algo imenso que está bem acima de nós? Sim, as pessoas que sofrem de Uranofobia sentem medo exacerbado do céu.
4 – Xantofobia
Nesta, a pessoa sente medo de tudo que é amarelo, incluindo o sol, flores e tinta. Há também quem sente fobia por outras cores.
5 – Turofobia
As pessoas que sofrem dessa fobia não podem ver ou sentir o cheiro de um simples pedaço de queijo e geralmente associam isso com uma experiência traumática. Pessoas com intolerância à lactose também podem sofrer com o problema.
6 – Somnifobia
Enquanto muita gente só pensa em dormir, os Somnifóbicos acham pavoroso cair no sono. Os motivos disso são vários, que envolvem o medo de ter pesadelos ou o de não acordar.
7 – Pogonofobia
Esse é o nome atribuído ao pavor irracional por barbas. Sim, enquanto a causa “Faça amor, não faça a barba” possui muitos adeptos, existe gente que tem um grande medo disso!
8 – Filofobia
É o medo irracional de apaixonar-se por alguém. Sim, ultimamente temos a impressão de que grande parte das pessoas sofre desse mal, mas não é bem assim. A Filofobia, em casos mais graves, afeta também o amor que o indivíduo sente pelos amigos e familiares e geralmente incapacita a pessoa de trocar carinhos ou beijar alguém.
9 – Eufobia
Você gosta de boas notícias? As pessoas que sofrem de Eufobia simplesmente morrem de medo de ouvir notícias positivas.
10 – Paraskavedekatriafobia
Apesar dessa palavra imensa, isso não é nada mais que o medo irracional da sexta-feira 13.
11 – Hipopotomonstrosesquipedaliofobia
E por falar em palavra imensa, esse é o nome da fobia daqueles que morrem de medo de palavras longas. Sim, é muito irônico que alguém que sofre dessa fobia seja descrito como hipopotomonstrosesquipedaliofóbico – e eu duvido que você consiga falar isso sem nenhum problema!
12 – Ergofobia
É o medo do trabalho. Ainda que seja uma fobia real e um sério problema, seu chefe e muitas outras pessoas poderão achar que é só uma desculpa. A ergofobia também é relativa à encontrar um trabalho, ao medo do fracasso e à ansiedade social.
13 – Nomofobia
Os mais viciados em celular provavelmente ficarão preocupados com essa. A Nomofobia é um nome recente dado ao medo de perder o sinal, ficar sem bateria e principalmente sentir pânico ao ficar sem o celular, mesmo que por pouco tempo. Essa fobia não está relacionada ao tempo em que a pessoa fica no aparelho, mas aos prejuízos que o uso acarreta em sua vida e isso pode levar à ansiedade, tremor e até depressão.
Fonte: Tudo interessante.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.