O futuro da mobilidade urbana acaba de ganhar uma nova protagonista. Nessa semana, a Microsoft anunciou que dedicará US$ 2 bilhões à Cruise, se juntando à General Motors, proprietária da marca desde 2016, na corrida pelo lançamento de carros autônomos.
Conhecida por veículos como o Origin e outros protótipos que já rodam pelas ruas de São Francisco (Califórnia), o valor de mercado da beneficiada, com o movimento, atingiu impressionantes US$ 30 bilhões – e ela tem entre seus investidores, também, a Honda.
Espera-se que, a partir da união, dispositivos desenvolvidos pela startup contem com o Microsoft Azure, plataforma destinada à execução de aplicativos e serviços em edge computing – um passo e tanto, uma vez que a conexão dos produtos exige trocas de dados constantes.
A distribuição do poder de processamento ajuda a reduzir latência e tem potencial de criar uma central mais eficiente e rápida.
Carros autônomos já passam por testes nos EUA e ganham aliada de peso. Fonte: Reprodução
Acelerando a digitalização
Além das vantagens já citadas, o suporte da nuvem será vital para a concretização de um modelo de negócio de transporte alternativo, principal caminho para a lucratividade almejada pela Cruise.
Caso a empreitada seja bem-sucedida, usuários poderão solicitar um dos veículos autônomos implantados para coletá-los e levá-los a seus destinos, a exemplo do que oferecem Uber e outras, sem, entretanto, humano algum atrás do volante
Tudo isso requer um back-end capaz de gerenciar uma frota de maneira eficiente e de alertar sobre possíveis problemas em tempo real, assim como de atender a pedidos de manutenção ou serviços e de lidar com a carga regular de processos – o que será, aparentemente, fornecido pela Microsoft.
Plataforma da Microsoft deve expandir capacidades de veículos. Fonte: Reprodução
Por fim, a GM, “para acelerar suas iniciativas de digitalização, incluindo colaboração, armazenamento, inteligência artificial e recursos de machine learning”, também está tornando a Microsoft seu provedor preferido de nuvem pública.
A montadora planeja “explorar oportunidades com a Microsoft para agilizar as operações em cadeias de suprimentos digitais, promover a produtividade e trazer novos serviços de mobilidade aos clientes com mais rapidez.”
Fonte: TecMundo
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