São 31 filmões produzidos por grandes cineastas entre 1932 e 2021 para você curtir online e de graça! Dá uma olhada:

 

Parque Estadual do Xingu tem um papel fundamental para garantir a sobrevivência e preservar as terras de vários povos indígenas do Mato Grosso. E, para comemorar os 60 anos dessa importante reserva, a tradicional Mostra Ecofalante de Cinema preparou a seleção de filmes “Xingu 60 Anos”, com obras produzidas por grandes cineastas entre os anos de 1932 e 2021.

A mostra online pode ser conferida neste site aqui: https://ecofalante.org.br/ entre os dias 1º e 12 de dezembro. Ao todo são 31 títulos, entre curtas, médias e longas-metragens, todos disponibilizados de forma gratuita! Ou seja, não dá para perder!

Criado em 1961, o Parque Estadual do Xingu foi idealizado pelos famosos sertanistas irmãos Villas-Bôas, que tiveram um importante trabalho de preservação da cultura, dos costumes e da terra dos povos indígenas.

A reserva, que tem esse nome por conta do rio que passa pelas terras, abriga 16 etnias indígenas. São elas: Aweti, Ikpeng, Kaiabi, Kalapalo, Kamaiurá, Kĩsêdjê, Kuikuro, Matipu, Mehinako, Nahukuá, Naruvotu, Wauja, Tapayuna, Trumai, Yudja, Yawalapiti.

 

Ao que assistir na mostra?

 

De volta à mostra “Xingu 60 Anos”, a programação reúne filmes feitos por cineastas consagrados como Aurélio Michiles, Mari Corrêa, Maureen Bisilliat, Paula Gaitán e Vincent Carelli, além de trabalhos de realizadores indígenas como Takumã Kuikuro e Kamikia Kisêdjê.

Entre os destaques está “Raoni” (1978), do cineasta belga Jean-Pierre Dutilleux, que concorreu ao Oscar de melhor documentário naquele ano. Filmado de forma clandestina em plena ditadura militar, o filme retrata a luta do cacique Raoni pela preservação da reseva indígena.


Fonte: https://catracalivre.com.br/agenda/mostra-xingu-60-anos-online/


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.