Os museus, geralmente, são lugares bonitos e agradáveis, repletos de obra de artes, que nos proporcionam um passeio enriquecedor. Mas visitar um museu, não é o tipo de programa que agrada a todos. O mundo inteiro está cheio deles. São importantes museus que reúnem as principais obras de arte dos artistas mais incríveis da história. Ir a um museu é uma imersão histórica sobre a humanidade e sua cultura ao longo dos anos.

 

Mas, infelizmente, na nossa atual situação com a pandemia do coronavírus, passeios a museus não são mais possíveis, por causa da quarentena imposta em praticamente todo o mundo.

 

Mesmo que o lugar físico esteja fechado, não quer dizer que as pessoas não possam se engajar com a arte. E foi exatamente com esse pensamento, que o J. Paul Getty Museum, um museu na cidade de Los Angeles, desafiou os seus fãs a postarem imagens recriando suas obras de arte favoritas. E a recriação poderia ser usando qualquer coisa que as pessas tivessem em casa.

 

Museu
“Nosso público nos disse claramente que queria ver belas obras de arte, aprender mais sobre arte em casa e encontrar prazer nas redes sociais. Queríamos oferecer um desafio criativo para dar refúgio no estado incerto do mundo e despertar alegria, sem necessidade de materiais extras”, disse Sarah Waldorf, responsável pela mídia social do Museu Getty.

Essa é uma iniciativa muito boa do museu para que as pessoas se distraiam um pouco em suas casas. Mas não é a primeira vez que as pessoas fazem isso. O Museu Getty se inspirou em uma conta do Instagram de Amsterdã chamada “Tussen Kunst en Quarantaine”, que quer dizer “Entre Arte e Quarentena”.

 

Além do Museu Getty, o Pinchuk Art Center em Kiev, na Ucrânia, também desafiou as pessoas a produzirem suas obras de arte favoritas. E quem topasse o desafio tinha que postar o resultado usando as hashtags #mystetstvovdoma ou #artathome.

 

Regras
Como todo bom desafio, o do museu também tem suas regras. Elas são simples. A pessoa tem que escolher a obra de arte preferida e escolher três coisas que tem em casa para recriá-la. Recriar a arte, usando somente três coisas, parece difícil, mas as pessoas estão sendo bem criativas. E a participação das pessoas está sendo grande.

 

“Além dos publicados houve centenas e centenas mais de DM para nós! Não esperávamos essa reação em nossos sonhos mais loucos. Pensamos que algumas pessoas pudessem gostar da atividade, mas isso claramente impressionou”, disse Annelisa Stephan, diretora assistente de estratégia de conteúdo digital do museu.

 

“As pessoas têm sido tão criativas e tão solidárias com as criações de outras pessoas, as incentivando, rindo e comemorando seus favoritos. Recebemos respostas criativas dos EUA, Canadá, Europa, Ásia, Austrália. Também ficamos entusiasmados por ver crianças de todas as idades entrando em cena e professores do ensino médio organizando seus alunos de história da arte para incorporar o desafio em suas aulas. É uma ótima maneira de ver e aprender sobre arte enquanto estamos em casa e impossibilitados de sair”, completou.

E juntando o tempo livre nas mãos com o entusiasmo das pessoas os resultados ficaram muito engraçados. Mostramos aqui alguns deles.

 

#1


#2


#3


#4


#5


#6


#7


#8


#9


#10


#11


#12


#13


#14


#15


#16


#17


#18


#19


#20

 

Fonte: Fatos Desconhecidos.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.