A Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, composta por Casa das Rosas, Casa Mário de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, apresenta três novas exposições que permanecem nos espaços até agosto. As mostras “Tipoeta: Guilherme Mansur”, “Artistas Italianos na Coleção Mário de Andrade” e “Robert Musil em letra e imagem” trazem ao público trabalhos de importantes artistas que dialogam com literatura e/ou o patrono dos museus-casas.

 

A Casa das Rosas apresenta na exposição Tipoeta – Guilherme Mansur a obra de um dos mais importantes editores e artistas gráficos brasileiros, inserindo-a no contexto das produções poéticas experimentais. A mostra, em cartaz até 26 de agosto, ressalta a estreita relação entre Guilherme Mansur e Haroldo de Campos, não apenas identificada pela produção poética, mas também pelas diversas edições nas quais trabalharam em conjunto, tais como Gatimanhas e felinuras e Escrito sobre Jade. A exposição tem curadoria de Flávio Vignoli e Mario Alex Rosa.

 

Mário de Andrade (1893-1945) formou uma significativa coleção de obras de artistas italianos ou ítalo-brasileiros. A Casa Mário de Andrade, em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, exibe até 4 de agosto a mostra Artistas italianos na coleção Mário de Andrade, uma seleção de reproduções do acervo do escritor que celebram a importância da produção artística da Itália para o desenvolvimento técnico e temático das artes do Brasil. Entre os destaques da mostra estão O Japonês, tela de Anita Malfatti, O Índio em Pé, gravura de Cândido Portinari e Pietá, desenho de Victor Brecheret enviado em uma correspondência endereçada ao poeta modernista.

 

Considerado um dos mais importantes romancistas modernos, Robert Musil inspira exposição na Casa Guilherme de Almeida. Por ocasião do lançamento da primeira tradução brasileira de “Uniões” (1911), o museu-casa realiza, até 21 de setembro, a mostra Robert Musil em letra e imagem, com 17 gravuras criadas por Maria Tomaselli, Marcos Sanches e Raúl Cassou, que ilustram a edição brasileira da obra. “A exposição faz o vínculo entre a sensorialidade da imagem e o processo da leitura. Tenho absoluta certeza que as sugestões das gravuras dão vislumbres interessantes, que tornarão a leitura dessas intrigantes histórias ainda mais interessantes”, explica Kathrin Rosenfield, curadora e cotradutora do livro.

 

SERVIÇO:

 

Artistas italianos na coleção Mário de Andrade

Visitação até 4/8. Terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00.

Local: Casa Mário de Andrade | Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda

 

Tipoeta – Guilherme Mansur

Visitação até 26/8. Terça-feira a sábado, das 10h00 às 22h00. Domingos e feriados, das 10h00 às 18h00.

Local: Casa das Rosas | Avenida Paulista, 37 – Paraíso.

 

Robert Musil em letra e imagem

Visitação até 21/9.  Terça-feira a domingo, das 10h00 às 18h00.

Local: Casa Guilherme de Almeida – Anexo | Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré.

 

Fonte: Poiesis


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.