Filmes de ficção científica já nos mostraram que ficar “solto” no espaço pode ser a maior angústia de um astronauta. Agora imagine um cenário um pouco menos drástico: como seria perder algum item durante uma caminhada espacial? Chris Cassidy, astronauta americano da Nasa que está atualmente na Estação Internacional, pode te falar sobre o assunto.  Durante um procedimento de troca de equipamentos do lado de fora da estação, na última sexta-feira, Chris viu um espelho que ficava em seu braço direito se soltar e sair voando pelo espaço.

“De repente, eu olhei para baixo e vi esse objeto desaparecendo na escuridão. E foi a última vez que eu o vi”, brincou Cassidy, em entrevista à “Associated Press”. “Foi bem chato e eu não sei como isso aconteceu porque os espelho ficam presos, bem apertados, aos nossos pulsos, eles não são muito confortáveis”, contou o astronauta depois de retornar à cápsula espacial.

O momento exato da perda do objeto é difícil de ser identificado nas imagens da Nasa, mas é possível ver Cassidy sem o artefato no pulso esquerdo. Apesar de curioso, o fato não ofereceu perigo para os dois tripulantes uma vez que as dimensões do espelho são muito pequenas.

É comum as roupas dos tripulantes terem espelhos nos dois pulsos. O objeto ajuda a aumentar o campo de visão durante as missões externas. Em 2013, a Nasa calculou que cerca de meio milhão de pedaços de detritos ou lixo espacial orbitam a Terra.

 

Fonte: MSN Brasil


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.