Durante uma expedição herpetológica — estudo dos répteis e anfíbios — em Arunachal Pradesh, na Índia, uma nova espécie de víbora verde do gênero Trimeresurus foi descoberta. O achado foi comandado por pesquisadores de diversos institutos científicos indianos e publicado na revista Zoosystematics and Evolution.
A descoberta não é legal só por trazer novos conhecimentos sobre a biodiversidade do Himalaia: os cientistas batizaram a serpente de Trimeresurus salazar, em homenagem a Salazar Slytherin, personagem de Harry Potter que é cofundador da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts e capaz de conversar com serpentes. Slytherin também é chamada de “víbora de salazar”.
As serpentes Trimeresurus são venenosas e estão espalhadas pelo sudeste da Ásia. O gênero inclui pelo menos 48 espécies e 15 delas estão na Índia. Elas conseguem se camuflar facilmente, o que dificulta sua distinção e subestima sua real diversidade. Ou seja, pode haver muito mais espécies do que se pensava.
A nova víbora é verde, e os machos possuem uma faixa laranja-avermelhada presente na cabeça e no corpo. Essa já é a segunda espécie descoberta no curso da expedição a Arunachal Pradesh, que busca enriquecer o conhecimento da biodiversidade do nordeste do território indiano.
Fonte: Revista Galileu
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.