A EDP Smart anunciou hoje (21) a sua nova rede de carregadores para carros elétricos, também conhecidos como “eletropostos” que vai contar com 30 localidades no Brasil. Com isso, a empresa espera conectar os estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Brasília através de rotas estratégicas. O litoral e o interior paulista também terão corredores com postos para carros elétricos.
Essa nova rede tem como parceiras as marcas do Gurpo VW no Brasil, como Volkswagen, Porsche e Audi e tem potencial para tornar grandes viagens sem emissões de carbono no Brasil. Isso porque, conectando sua rede de São Paulo a Curitiba, usuários dos eletropostos poderão então viajar para o Sul do Brasil com a estrutura que já existe na região, o que inclui a BR-227, atualmente a maior “eletrovia” do Brasil.
O primeiro ponto de carregamento da EDP Smart está instalado em Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo. Assim como todos os outros 29 eletropostos, este conta com um carregador rápido e outro ultrarrápido. Contudo, em cada posto será possível carregar até 3 carros ao mesmo tempo.
Usuários dos eletropostos da EDP Smart poderão acompanhar o status da recarga dos seus veículos remotamente. O primeiro eletropostos da rede, entretanto, fica no estacionamento de um shopping, o que limita o acesso de pessoas que quiserem simplesmente carregar o carro no caminho para outro lugar.
Ainda assim, eletroposto faz parte do “Plug&Go”, nome escolhido para o projeto aprovado na Chamada Pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para o tema Mobilidade Elétrica Eficiente em conjunto com o Grupo de Estudos do Setor Elétrico (GESEL). As empresas ABB, Electric Mobility Brasil e Siemens são as fornecedoras das soluções de carregamento.
Esse programa Plug&Go incentivado pela Aneel conta com um investimento de R$ 32,9 milhões, e vai conectar com os eletropostos de outras empresas, formando um corredor com mais de 2.500 quilômetros de extensão que interliga São Paulo, Rio de Janeiro, Vitória, Curitiba e Florianópolis. Este é o primeiro e maior projeto da América do Sul de instalação de carregadores ultrarrápidos (150 kW e 350 kW).
10 novos postos entrarão em operação ainda em 2020, que estarão nas rodovias BR-166 (Régis Bittencourt), BR-381 (Fernão Dias), SP-348 (Bandeirantes) e SP-330 (Via Anhanguera).
Em um primeiro momento, nenhum eletroposto da rede EDP Smart vai cobrar qualquer valor pelo carregamento de um carro elétrico. Eles serão gratuitos como quase todos instalados no Brasil até o momento.
Fonte: TecMundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.