Lembra-se de quando o Banco Central criou aquelas notas de R$ 10 de plástico em comemoração aos 500 anos da chegada dos portugueses ao Brasil? Uma das coisas que tornaram difícil manter esse dinheiro em circulação foi o alto custo de produção.

 

 

Entre outras coisas, a tecnologia de fabricação foi toda importada da Austrália, onde o dinheiro de plástico está em circulação desde 1988. Pois os australianos não pararam por aí nas inovações monetárias: o Reserve Bank of Australia anunciou as novas notas de 5 dólares australianos, e elas parecem saídas de uma série de ficção científica.

 

 

Foram feitas algumas mudanças no visual, como um novo desenho da Rainha Elizabeth, agora na idade que ela tem atualmente, e a adição de dois pássaros da fauna australiana.

 

 

Mas o que impressiona mesmo são as tecnologias implementadas para dificultar a falsificação. Além da faixa transparente no meio, a cédula é cheia de elementos que mudam de cor dependendo do ângulo de visão. Um dos pássaros até parece estar voando quando você mexe a nota.

 

 

A implementação das novas notas vai acontecer aos poucos e ainda não há previsão para a retirada do dinheiro antigo do mercado. Os trabalhos também já começaram na nota de 10 dólares australianos, que terá sua versão reformulada anunciada em 2017.

 

 

 

Fonte: Mega Curioso 


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.