Poucos cientistas demonstraram tanta clareza e profundidade na sua visão do futuro do mundo e da humanidade como o extraordinário físico Stephen Hawking.
Recentemente, o jornal Huffington Post fez uma lista de previsões do cientista britânico sobre um possível fim dos tempos.
1. Guerra nuclear e mudança climática
Em Janeiro de 2007, Stephen Hawking e outros cientistas anunciaram, em Londres, que o Relógio do Apocalipse estava fixado em cinco minutos para a meia-noite, aproximando-se mais dois minutos do final.
“Como cidadão do mundo, temos o dever de alertar as pessoas sobre os riscos desnecessários com os quais convivemos todos os dias, e sobre os perigos que prognosticamos caso os governos e as sociedades não atuem agora para tornar as armas nucleares obsoletas e prevenir uma mudança climática maior.”
Naquela época, foram adicionados ao relógio, pela primeira vez, os riscos de impactos no clima advindos de atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis, a indústria, a pecuária e o desmatamento.
A criação e o fim do mundo em diversas culturas
2. Vírus
Essa foi uma das primeiras ameaças à humanidade advertidas por Hawking em 2001:
A longo prazo, estou mais preocupado com a biologia. As armas nucleares necessitam de grandes instalações, porém a engenharia genética pode ser feita num laboratório pequeno. E não é possível regular cada laboratório do mundo. O perigo é que, por acidente ou planeamento, acreditamos que um vírus nos destrua
3. Alienígenas
Hawking acredita que seja “perfeitamente racional” que exista mais vida inteligente no universo e teme que esses seres tenham esgotado os recursos dos seus planetas, transformando-se em nômades espaciais em busca de novas jazidas.
Se os alienígenas nos visitarem, o resultado seria parecido com o que aconteceu quando Colombo chegou à América, o que não foi muito bom para os nativos americanos…
4. Inteligência artificial
O sucesso na criação da inteligência artificial seria o maior evento da história da humanidade. Infelizmente, também poderia ser o último, a não ser que aprendamos a evitar os riscos.
Assim escreveu Hawking com outros cientistas em maio de 2014.
AHDUVIDO
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.