Imprescindível no design de edifícios ecológicos, as chaminés solares podem reduzir os custos de energia em até 50% – agora a pesquisa revela que eles também podem ajudar a salvar vidas em caso de incêndio em edifícios .

 

Em uma estreia mundial, os pesquisadores projetaram uma chaminé solar otimizada para economia de energia e segurança contra incêndio, como parte dos recursos sustentáveis ​​de um novo edifício em Melbourne, na Austrália.

 

A modelagem mostra que a chaminé solar especialmente projetada aumenta radicalmente o tempo que as pessoas têm para escapar do prédio durante um incêndio – estendendo o tempo de evacuação segura de cerca de 2 minutos para mais de 14 minutos.

 

Uma chaminé solar é um sistema passivo de aquecimento e refrigeração solar que utiliza a ventilação natural para regular a temperatura de um edifício.

 

Com uma estimativa de 19% dos recursos energéticos do mundo destinados a aquecimento, ventilação e refrigeração de edifícios, a integração de chaminés solares em novas construções e a adaptação a estruturas existentes oferece um grande potencial para reduzir esse enorme custo ambiental.

 

No novo projeto, em colaboração entre a Universidade RMIT e a cidade de Kingston, os pesquisadores projetaram uma chaminé solar para maximizar sua eficiência tanto para a ventilação de ar fresco quanto para a sucção de fumaça de um edifício em caso de incêndio. O estudo foi publicado esta semana na revista Energy and Buildings .

 

O pesquisador Dr. Long Shi disse que as chaminés solares têm credenciais ambientais bem estabelecidas, mas seu potencial para melhorar a segurança contra incêndio não foi explorado.

 

“Em uma situação de emergência em que cada segundo conta, é fundamental dar às pessoas mais tempo para escapar com segurança”, disse Shi. “Nossa pesquisa demonstra que as chaminés solares oferecem benefícios poderosos para a segurança das pessoas e o meio ambiente.

 

“O cumprimento de duas funções importantes pode aumentar a já forte relação custo-benefício dessa tecnologia sustentável”, acrescentou. “Esperamos que nossas descobertas inspirem mais investimentos e desenvolvimento de chaminés solares na Austrália e em todo o mundo”.

 

A prefeita de Kingston, Georgina Oxley, disse que o Conselho estava empolgado por fazer parte do projeto inovador.

 

“Criar maneiras novas e inovadoras de reduzir o consumo de energia em nosso projeto de edifícios é uma prioridade para o Conselho”, disse Oxley. “A chaminé solar que foi instalada no novo pavilhão da Reserva Mentone de ponta não apenas nos permite aproveitar a energia verde limpa para aquecer e resfriar o prédio, ajudando o Conselho a alcançar seus objetivos ambientais, mas também possui potencial para salvar vidas em caso de incêndio. Este é um design verdadeiramente notável. ”

 

Embora os cálculos em torno do aumento de 6 vezes no tempo de evacuação segura fossem específicos do novo prédio, pesquisas anteriores da equipe da Escola de Engenharia da RMIT confirmaram que as chaminés solares podem atingir com êxito ambas as funções – ventilação e exaustão de fumaça .

 

 

O ar quente sobe: como funciona uma chaminé solar

 

A abordagem de design passivo por trás das chaminés solares opera com o princípio bem conhecido de que o ar quente sempre sobe.

 

As chaminés solares modernas geralmente apresentam uma parede de vidro ao lado de uma parede pintada de preto, para maximizar a absorção da radiação solar. As aberturas na parte superior e inferior controlam o fluxo de ar dentro e fora da chaminé para aquecimento ou resfriamento.

 

À medida que o sol aquece a chaminé, isso aquece o ar dentro dela. O ar quente sobe e é expelido para fora da parte superior da chaminé, que aspira mais ar na parte inferior, conduzindo a ventilação através de um edifício para esfriá-lo naturalmente.

 

Quando está frio lá fora, a chaminé pode ser fechada, para direcionar o calor absorvido de volta para o prédio e mantê-lo aquecido.

 

É um conceito engenhosamente simples, que é relativamente barato para modernizar e adiciona quase nenhum custo extra a uma nova construção, mas pode reduzir o consumo de energia.

 

Reduzindo a fumaça, aumentando a segurança

 

Durante um incêndio, o mesmo princípio – o ar quente sobe – permite que a chaminé solar aspire a fumaça do prédio.

 

Menos fumaça significa melhor visibilidade, temperaturas mais baixas e monóxido de carbono reduzido – tudo isso contribui para aumentar a quantidade de tempo que as pessoas têm para evacuar com segurança.

 

Para entender exatamente quanto tempo de evacuação uma chaminé solar pode proporcionar para um edifício específico, você precisa modelar para esse projeto exato, disse Shi.

 

“Isso será diferente de prédio para prédio, mas sabemos que qualquer tempo extra é precioso e melhora a segurança contra incêndio, o que pode ajudar a salvar vidas”, disse ele.

 

A nova pesquisa oferece um guia técnico para otimizar o design e a engenharia de chaminés solares em edifícios reais, para expandir sua aplicação nas duas funções.

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.