Todos sabemos que uma boa alimentação pode influenciar sim na nossa saúde e na disposição que temos para enfrentar o dia-a-dia. O segredo não está em apenas comer frutas e legumes. Mas sim fazer uma dieta equilibrada, com todos os alimentos em quantidades certas. Isso porque o nosso corpo precisa de um pouco de cada alimento para que tenhamos uma vida saudável.

 

Mas é claro que nem sempre conseguimos seguir essa dieta saudável e acabamos comendo algumas, ou muitas, besteiras. E a maioria de nós nem prestamos atenção, ou nem sabemos, o que são os anti-nutrientes.

 

Contudo, por mais que o nome pareça, os anti-nutrientes não são os vilões de todos os alimentos nutritivos. Desde que a pessoa tenha uma dieta balanceada e variada, os anti-nutrientes não são uma preocupação. E os cientistas estão até percebendo que eles realmente podem trazer vários benefícios para a saúde.

 

Anti-nutrientes

 

Mas afinal o que são eles? Os anti-nutrientes são substâncias que acontecem naturalmente no alimentos vegetais e animais. O nome deles é por conta da forma que eles funcionam no corpo depois de ingeridos. Eles bloqueiam ou interferem na forma como o corpo vai absorver outros nutrientes do intestino e da corrente sanguínea.

 

Por conta disso, os anti-nutrientes podem diminuir a quantidade de nutriente que você realmente consegue tirar da comida. A forma mais comum deles agirem é interferindo na absorção de cálcio, ferro, potássio, magnésio e zinco.

 

No caso das plantas, elas desenvolveram esse mecanismo para se defenderem de insetos, parasitas, bactérias e fungos. Até porque, alguns anti-nutrientes podem fazer com que alimento tenha um sabor amargo. E isso já afasta alguns animais que não vão querer comê-lo.

 

Outra forma de agir de alguns anti-nutrientes é bloquear a digestão de sementes ingeridas. E quando elas saem nas fezes do animal, ainda conseguem produzir novas plantas. Essas duas táticas de sobrevivência ajudam várias espécies de plantas a crescerem e se espalharem.

 

Nos alimentos que nós consumimos é mais comum encontrar anti-nutrientes que acontecem naturalmente em grãos inteiros e leguminosas.

 

Consumo

 

Mesmo que o nome pareça assustador, estudos mostram que os anti-nutrientes não são um motivo de preocupação. A não ser que eles sejam ingeridos em quantidades excessivamente altas. E eles até têm benefícios para a saúde. Tanto que, vários anti-nutrientes são considerados nutracêuticos e alimentos funcionais que promovem a saúde por conta de seus vários benefícios.

 

Na comparação dos prós e contras dos anti-nutrientes, seus prós ganham. E os alimentos saudáveis que os contém são, principalmente, as frutas, vegetais, grãos inteiros e legumes.

 

E os anti-nutrientes podem se tornar uma preocupação apenas se os alimentos forem consumidos em quantidades extremamente exageradas. O que é bem improvável.

 

Além disso, grande proporção dos anti-nutrientes é tirada ou perdida dos alimentos conforme eles são processados e cozidos. As pessoas que podem estar em um maior risco são os vegetarianos e os veganos. Isso porque a dieta deles é bastante dependente de frutas, vegetais, grãos inteiros e leguminosas.

 

Contudo, as dietas à base de plantas ainda estão entre as mais saudáveis. E também são relacionadas à diminuição de risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes e vários tipos de câncer.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.