Que a bandeira do Brasil é verde e amarela com um globo azul e com várias estrelas dentro do globo e com um faixa branca escrita “ordem e progresso” todos já sabemos, mas você sabe o que significa cada coisa dessa na bandeira do Brasil? Se você não sabe, aprenda agora.

 

As cores e o projeto da bandeira do Brasil são derivados da bandeira do império brasileiro; O símbolo imperial foi substituído por um globo azul com as estrelas e o lema. A bandeira atual do Brasil foi oficialmente adotada em 19 de novembro de 1889, quatro dias depois que o Brasil se tornou uma república. Algumas pequenas mudanças foram feitas desde aquela época, mais recentemente em 11 de maio de 1992, quando 4 estrelas foram adicionadas.

 

Cores

Cada cor da bandeira do Brasil tem um significado simbólico. O amarelo representa a riqueza do solo brasileiro, incluindo as reservas de ouro. O verde simboliza a flora e a fauna, particularmente a floresta amazônica, a selva ao longo do Oceano Atlântico e do Pantanal.

 

A propósito, essas cores tinham um significado simbólico diferente na bandeira do Império Brasileiro. As cores azul e branca representam a Virgem Maria, simbolizando o caráter católico da sociedade brasileira.

 

Slogan

O slogan “Ordem e Progresso” vem do lema do positivismo formulado pelo filósofo francês Auguste Comte: “O Amor por princípio e a Ordem por base; o Progresso por fim”. onde o filosofo acredita que o amor deve ser sempre a ação inicial, seja no caráter individual ou coletivo e que a ordem se deve para a manutenção de tudo que é bom e que isso leva por fim ao progresso.

 

Estrelas

As estrelas na bandeira do Brasil compõem o Cruzeiro do Sul – constelação simbólica do hemisfério sul – e algumas constelações à sua volta. A bandeira mostra as estrelas (constelações) vistas do Rio de Janeiro na manhã de 15 de novembro de 1889, no dia em que o Império Brasileiro foi substituído por uma república.

 

Anos após a proclamação da república, decidiu-se que as estrelas representariam os estados, como na bandeira dos Estados Unidos. Então a bandeira foi modificada ligeiramente a 21 estrelas. Cada estrela representa um estado desde então. O Distrito Federal tem sua própria estrela: Sigma Octantis, uma estrela que está localizada perto do polo sul celestial, que é visível durante todo o ano em quase todo o país.

 

Às vezes, quando o Brasil conseguia mais estados, seja dividindo os estados maiores ou comprando outros estados (caso do Acre), a bandeira do Brasil era alterada pra a adição de uma estrela. A última mudança ocorreu em 1992, desde então a bandeira brasileira mostra o número atual de 27 estrelas.

 

Regras na hora de hastear a bandeira no Brasil

Aqui existem algumas regras quando se vai hastear a bandeira nacional, por exemplo: quando se vai hastear várias bandeiras juntas deve-se seguir uma ordem.

  1. Bandeira Nacional Brasileira
  2. Bandeira do estado brasileiro
  3. Bandeira militar brasileira
  4. Outras bandeiras brasileiras

 

Outras regras são que a bandeira deve ser hasteada a meio mastro em caso de luto, a bandeira nunca deve tocar ao chão (como um sinal de respeito), todas as bandeiras que não estejam em boas condições devem ser estregues em um quartel militar para que sejam queimadas de forma apropriada, nunca se deve hastear a bandeira ao contrário e quando se baixa a bandeira do mastro a bandeira nacional deve ser retirada por último.

 

 

Fonte: Lista de Curiosidades.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.