O teatro é uma linguagem artística que pode e é muitas vezes utilizada como forma de artivismo, unindo arte e ativismo para questionar e expor diversas desigualdades sociais como racismo, machismo, LGBTfobia etc. A Oficina Cultural Alfredo Volpi – instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo gerenciada pela Poiesis – promove em julho espetáculos que dialogam com o artivismo, abordando temas como intolerância religiosa e consumismo. Todas as atividades são gratuitas.
Trazendo o mito de Medéia para a realidade brasileira, o espetáculo Curra temperos sobre Medéia, do grupo Teatro Contadores de Mentira, é um terreiro, um local onde o público é convidado para outro lugar. A dança, a comida e a música celebram o mito de Medéia, no qual Jasão é um orixá recebido pelo corpo de um cozinheiro, Medéia tem a força de Iansã e sua inimiga, a beleza de Oxum. O trabalho é apresentado ao público no dia 12 de julho, quinta-feira às 20h.
Em Demonstração de processo: rito de partilha, corpo e poética de uma atriz sob o abismo, o público conhece o trabalho da atriz Daniele Santana, do grupo teatral Contadores de Mentira. No encontro, a atriz fala sobre seu processo de criação e construção de personagem, além de mostrar recortes de cenas e exercícios cênicos. A atividade acontece dia 18 de julho, quarta-feira às 19h.
O espetáculo #PoéticasDeResistência, da Cia Corpocena, é um desdobramento do projeto Sobre Mulheres e Pássaros que aprofunda questões sobre o corpo feminino na sociedade, bem como a violência contra a mulher, constantemente naturalizada. O trabalho discute a necessidade de se criar estratégias poético-políticas a essas violências que também se manifestam a partir do consumo, dos padrões sociais impostos, da espetacularização criada nas redes sociais etc. A apresentação acontece dia 27 de julho, sexta-feira às 20h.
SERVIÇO: Espetáculos teatrais na Oficina Cultural Alfredo Volpi
Curra temperos sobre Medéia | 12/7. Quinta-feira, 20h às 21h30
Ingressos gratuitos. Retirada 1h antes dos espetáculos. 40 lugares.
Recomendação etária: 14 anos
Demonstração de processo: rito de partilha, corpo e poética de uma atriz sob o abismo | 18/7. Quarta-feira, 19h às 21h30
Atividade gratuita sem necessidade de inscrição. 30 vagas.
Recomendação etária: 16 anos
#PoéticasDaResistência | 27/7. Sexta-feira, 20h às 21h
Ingressos gratuitos. Retirada 1h antes dos espetáculos. 25 lugares.
Recomendação etária: Classificação Livre
SOBRE A OFICINA CULTURAL ALFREDO VOLPI
Criada pela Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, desde 1986 a oficina de cultura trabalha com a formação de jovens profissionais em diversas áreas, como artes plásticas, dança, fotografia, moda, performance, processos gráficos e teatro.
Endereço
Oficina Cultural Alfredo Volpi
Rua Américo Salvador Novelli, 416 – Itaquera – São Paulo/SP
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 10h às 22h. Sábados, das 10h às 18h.
Mais informações: (11) 2205-5180 | 2056-5028 | www.oficinasculturais.org.br
Acessibilidade no local.
Fonte: Assessoria de Imprensa Poiesis
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.