Está aberta a votação, pelo 1° semestre, para o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro e a Oficina Cultural Oswald de Andrade entra na disputa na categoria “Destaque”, pelo fomento da arte de São Paulo reconhecido pela classe artística e público como um equipamento acessível a todos.
Criado em 2012, o Prêmio Aplauso Brasil de Teatro premia projetos, espetáculos, profissionais e equipamentos que desenvolvem trabalhos relacionados à arte, em reconhecimento à sua atuação ao longo do período destacado, por meio da escolha de um júri técnico e por votação popular de forma online. Para votar é necessário acessar o site do portal “Aplauso Brasil” até 8 de setembro, sem a necessidade de cadastro. Votação: https://aplausobrasil.com.br/premio-vote/
A Oswald de Andrade na cena cultural paulistana
No último mês foi divulgada a pesquisa “A força do Teatro na cidade de São Paulo”, realizada pela consultoria especializada JLeiva, que sistematiza dados sobre a produção teatral na cidade com o objetivo de entender o tamanho do setor na capital, o perfil dos espetáculos e a dinâmica da programação. Nela, a Oficina Cultural Oswald de Andrade aparece no 6° lugar entre os espaços que tiveram mais produções, e em 2° entre os que fizeram mais apresentações.
Ainda, no primeiro semestre deste ano, a unidade foi indicada ao prêmio APCA 2019 na categoria “Projeto/Programa/Difusão/Memória”, na linguagem de dança. Jornalistas, críticos e pesquisadores de dança associados à APCA são responsáveis pela seleção e a divulgação dos vencedores está prevista para o final do ano. A Oficina Cultural Oswald de Andrade é uma das unidades do Programa Oficinas Culturais, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, administrado pela Poiesis.
Só no 1º semestre de 2019, mais de 2.330 pessoas frequentaram as oficinas e espetáculos de dança na Oficina Cultural Oswald de Andrade. Coordenada pelo ator Valdir Rivaben e pela técnica de programação Letícia Pinto, a agenda de apresentações de dança do local visa ampliar a difusão dessa linguagem artística não só no formato de espetáculos, como também em palestras e workshops, de forma gratuita.
SOBRE A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE
A Oficina Cultural Oswald de Andrade realiza atividades na formação e difusão cultural em diferentes linguagens artísticas. As atividades são gratuitas e no formato de oficinas, workshops, núcleos de estudos, seminários, residências artísticas, intercâmbios, apresentações cênicas, exposições, entre outros. Em seus 30 anos de existência, passaram pela Oficina grandes nomes como Quentin Taratino, Klauss Vianna, Nuno Ramos, além de importantes companhias nacionais e internacionais como Théâtre du Soleil, The Workcenter of Jerzy Grotowski, e Thomas Richards e Teatro da Vertigem. Em 2015, a Oficina foi indicada ao Prêmio Shell na categoria Inovação “pela ampliação e renovação no acolhimento de projetos de artes cênicas, com a plena ocupação de seu espaço por grupos e companhias de teatro, com uma ousada agenda cultural que potencializa a revitalização do bairro do Bom Retiro”. Oficinas Culturais é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, que atua, desde 1986, na formação e na vivência da população no campo de cultura. O Programa é administrado pela organização social Poiesis.
Fonte: Assessoria de Imprensa Poiesis
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.