Todos os anos, as Nações Unidas medem a qualidade de vida dos cidadãos em todo o mundo através de inquéritos e análise de dados. Os mesmos países dominaram o topo da lista desde que os relatórios começaram em 2012. O que torna esses países os mais felizes do mundo? Todos possuem uma fórmula vencedora de boa governança, forte senso de comunidade, respeito pelos concidadãos e qualidade geral de vida.
Embora os resultados não tenham em conta as experiências dos visitantes de um país, o relatório serve como um grande ponto de referência para os viajantes. “Os países entre os dez primeiros estão em alta confiança e generosidade do público”, diz John Helliwell, um dos autores do relatório.
Conheça os 10 países mais felizes do mundo:
1 – Dinamarca
Esta não é a primeira vez que a Dinamarca foi nomeado o país mais feliz do mundo. A Dinamarca oferece uma abundância de serviços públicos gratuitos, como cuidados de saúde e educação, e orgulha-se de seu forte sentido de vida social e comunidade.
2 – Suíça
O país mais feliz do mundo nas classificações de 2015, a Suíça é conhecida por ser uma nação próspera com magníficas pistas de esqui e chocolate rico. Espaços ao ar livre prósperos da Suíça também oferecem um estilo de vida saudável para seus cidadãos: O país possui as taxas mais baixas de obesidade na Europa.
3 – Islândia
A Islândia surpreendeu muitas pessoas quando ficou no top 10 do World Happiness Report após a recessão econômica de 2008. De acordo com Helliwell, a recessão “aproximou as comunidades” e ajudou a estimular uma nova era de turismo. Se você tiver tempo, faça um passeio ao longo do Ring Road para ver os vulcões da ilha, praias e outros marcos ao ar livre.
4 – Noruega
Se você estiver visitando a Noruega, classificado como um dos melhores países do mundo pela sua paisagem deslumbrante, aproveite os espaços ao ar livre. Você pode arremessar sua barraca em qualquer lugar que você desejar enquanto caminha através dos magníficos fiordes da Noruega. Nos meses de Verão, experimente escalar o Monte Escala, uma das montanhas mais altas do país, para uma vista excitante das montanhas e geleiras locais.
5 – Finlândia
Aproveite para relaxar em uma sauna tradicional finlandesa, um costume reverenciado em todo o país. Apesar de uma população de apenas 5,2 milhões de pessoas, existem cerca de 3,3 milhões de saunas encontradas em todo o país. Você pode encontrá-los ao longo do lado das casas do lago, edifícios de escritórios, e até mesmo Parlamento.
6 – Canadá
O vasto e expansivo Canadá é o segundo maior país do mundo por área total, estendendo-se para o norte no Círculo Ártico. Há muito para explorar neste país espaçoso e culturalmente diversificado. Aproveite para caminhar pelas encostas das Montanhas Rochosas do Canadá em Banff National Park ou muitos parques nacionais do Canadá.
7 – Holanda
Os cidadãos residentes nos Países Baixos referem as taxas de atividade física mais elevadas do mundo. O país se orgulha de suas 20.000 milhas de ciclovias para viagens seguras e a capital de Amsterdã é considerada uma das cidades mais favoráveis à bicicleta do mundo.
8 – Nova Zelândia
O país insular da Nova Zelândia só foi ocupado por seres humanos por cerca de 800 anos. Das montanhas azuis aos pinguins selvagens na ilha sul, há muitas vistas bonitas para desfrutar neste paraíso ecológico. Hoje, tem baixos níveis de poluição e é conhecida como uma das ilhas mais biodiversas do mundo. Os neozelandeses se orgulham de sua ecologia local e trabalham arduamente para protegê-la. Não perca a oportunidade de visitar o vulcão, antigos locais Maori e crateras em Tongariro e Whanaguni.
9 – Austrália
Austrália é o sexto maior país do mundo por área. Ele tem níveis muito baixos de poluição e altos níveis de envolvimento cívico. Viajantes podem participar da XXXX Brewery e churrasco para conhecer os moradores de cervejarias e experimentar uma variedade de carnes e pratos de mariscos, ou comer com uma vista durante o cruzeiro do por do sol do BBQ no lago Kununurra na Austrália ocidental.
10 – Suécia
A Suécia é um dos cinco países nórdicos que se situa, de forma consistente, no topo do Relatório sobre a Felicidade, destacando o alto nível de satisfação encontrado nesta região do mundo. Para experimentar o que torna este país feliz, basta visitar um café: a Suécia é um dos três maiores consumidores de café do mundo. Um sentido de comunidade é fortalecido através da tradição conhecida como “fika”, vagamente traduzida em “tempo de pausa”.
Fonte: Lista de Curiosidades.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.