pré natal animais

O acompanhamento da gravidez pode prever a data do parto, o número de filhotes e a necessidade de cesárea em cadelas e gatas

 

As fêmeas dos animais domésticos também seriam gratas se tivessem a oportunidade de fazer um pré-natal, aquele conjunto de orientações, medidas e exames para garantir uma gestação e um parto adequados.

 

De acordo com a veterinária Milena Guimarães, de São Bernardo do Campo (SP), embora não seja um hábito tão comum, a ida periódica das cadelas e gatas ao especialista ajuda a programar a maternidade, visualizar a data do parto e o tamanho da ninhada e identificar uma eventual gravidez de risco.

 

A avaliação da necessidade de cesariana, por exemplo, pode salvar a vida da fêmea e dos filhotes. O veterinário Luiz Ernande Kozick, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, em Curitiba, explica que a cirurgia é necessária quando os fetos são muito grandes e não passam pelo canal do parto.

 

O pré-natal inclui exames de sangue e ultrassom. Eles costumam ser repetidos a cada 15 dias — o tempo de gestação é de dois meses, em média. No final, uma radiografia constata número e tamanho da prole.

 

Fonte: Saúde Abril.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.