Enquanto o mundo continua aguardando o pior dos surtos de coronavírus, este novo relatório diz que a poluição do ar está caindo para registrar novos pontos baixos em algumas das cidades globais mais poluídas.

 

Nesta semana, a IQAir , líder global em dados e soluções de qualidade do ar, publicou um Relatório de Qualidade do Ar COVID-19 que mostra que os níveis de poluição do ar em 10 grandes cidades globais caíram até 60% durante os bloqueios exigidos pelo governo devido à pandemia global de COVID-19.

 

O relatório examinou a poluição por partículas finas (PM2,5) em 10 cidades, enquanto os bloqueios estavam em vigor em comparação com o mesmo período em 2019, bem como durante os mesmos períodos nos quatro anos anteriores. As cidades incluídas no relatório são Delhi, Londres, Los Angeles, Nova York, Madri, Mumbai, Roma, São Paulo, Seul e Wuhan. Todas as cidades incluídas no relatório, exceto Roma, sofreram uma redução nos níveis de poluição do ar durante os períodos de bloqueio em comparação com os mesmos períodos de 2019.

 

As quedas mais dramáticas na poluição do ar ocorreram em cidades com níveis historicamente altos de PM2,5:

 

Delhi experimentou uma redução de 60% nas leituras de PM2,5 em comparação com o mesmo período de 2019.

As horas em que Deli experimentou a poluição do ar classificada como “Insalubre” caíram de 68% em 2019 para 17% no bloqueio de 2020.

Seul teve uma redução na poluição do ar de 54% em comparação com 2019.

Wuhan viu uma redução na poluição do ar de 44% durante seu bloqueio, em comparação com 2019.

A poluição do ar em Mumbai caiu 34% durante o período de bloqueio.

São Paulo caiu 32% ano a ano.

Los Angeles, dependente de automóveis, registrou sua maior faixa de ar limpo: durante o período de bloqueio, a poluição por partículas finas em Los Angeles caiu 31% em comparação com 2019 e 51% em comparação à média anterior de quatro anos. A cidade de Nova York viu a poluição do ar cair 25% como resultado de seu bloqueio.

 

Londres e Madri tiveram reduções mais modestas na poluição do ar em 9% e 11%, respectivamente. Delhi, Mumbai e Los Angeles tiveram a melhor qualidade de ar de março já registrada em 2020.

 

“Em todo o mundo, a pandemia de coronavírus teve um impacto monumental na maneira como vivemos”, disse Frank Hammes, CEO da IQAir. “Embora os custos humanos e econômicos sejam devastadores, também estamos testemunhando a quantidade de poluição do ar proveniente da atividade humana. A redução drástica da poluição do ar durante os bloqueios do COVID-19 mostra como nossos hábitos e comportamentos afetam diretamente o ar que respiramos. Essa é uma visão importante [depois] deste Dia da Terra único. ”

 

Enquanto as ordens de bloqueio relacionadas ao coronavírus variavam de acordo com o país, a maioria incluía o fechamento de escolas, o movimento restrito dos residentes, o fechamento de negócios não essenciais e a proibição de reuniões sociais.

 

O relatório analisou leituras horárias de PM2,5 registradas por sete agências governamentais, bem como leituras fornecidas por estações de monitoramento não-governamentais validadas e suplementares. Todos os locais e suas fontes de dados são visíveis no aplicativo e no site IQAir AirVisual .

 

Fonte: Good News Network


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.