Não existe maior desilusão do que ir comer aquela bolacha recheada e ela estar totalmente mole, mesmo quando fechamos o pacote. Afinal, por que isso acontece?
Se você fechou, lamento informar que não o fez de forma correta. Isso porque a razão que leva a bolacha a amolecer é a umidade do ar. Quanto mais o alimento ficar exposto ao tempo, maior será seu amolecimento em função da absorção de água. Porém, a resposta não é tããão simples assim, existem mais aspectos a considerar.
Dentre seus vários ingredientes, a bolacha recheada possui um polímero chamado amido que é ele, basicamente, o grande culpado por esta substância que a alteração de textura ocorre. Durante a fabricação do doce, é preciso fazer uma alteração vítrea o amido. Isso é um efeito térmico que é implementado com o objetivo de tornar o produto mais maleável sem que a estrutura seja modificada. Porém, uma vez que a bolacha recheada é retirada do pacote, ela acaba tendo contato com o ambiente mais úmido do que o pacote e assim as regiões cristalinas do amido acabam se rompendo e deixam que a água entre.
Uma informação interessante é que a indústria alimentícia tem investido muito dinheiro na tentativa de solucionar este problema, porém até o momento não há o que faça este controle da inconstância do amido e, inevitavelmente, ela irá amolecer. A maior dica é armazenar o lanche em um pode de vidro, assim auxiliando na tentativa de manter a crocância.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.