Elas não são, necessariamente, ruins – apenas têm um estilo narrativo diferente do que estamos acostumados. O esquema de produção também é bem diferente. Confira.
Herança latina
Elas não são, necessariamente, ruins – apenas têm um estilo narrativo diferente do que estamos acostumados. Uma das principais influências são as radionovelas cubanas ou argentinas, que têm pouco compromisso com a realidade ou liberdade criativa. Os telespectadores se acostumaram à previsibilidade. A mocinha, por exemplo, tem que ser sempre pobre e sofredora.
Pobreza pega!
O padrão de produção também é bem diferente. Se na Globo o orçamento de um único capítulo pode chegar a R$ 650 mil, na emissora Televisa esse valor fica em torno de R$ 130 mil. E aí já viu: do cenário ao figurino, tudo tem que ser mais modesto. O elenco tem apenas cerca de 30 pessoas. Para você ter uma ideia, A Regra do Jogo (2016)tinha 66.
Linha de montagem
O ritmo de criação da Televisa é frenético – até mais que o da Globo. Enquanto a emissora brasileira produz três novelas simultaneamente, a mexicana cuida de 12. Para agilizar, 95% das cenas são gravadas em estúdio. Imagens ao ar livre e locações em outros países (que estão sujeitas a imprevistos e custam caro) são raríssimas.
Sofriiiiiido
Sem tempo para decorar suas falas, os atores recorrem ao ponto eletrônico– aparelho no ouvido que lhes repassa o roteiro. Isso ajuda a explicar a interpretação exagerada. “As novelas mexicanas não são naturalistas e, sim, melodramáticas. É como se eles fizessem teatro na TV”, explica Silvia Oroz, mestre em comunicação pela Universidade de Brasília.
Nada de baixaria
O público é conservador, então temas como drogas, aids e política não são abordados. Palavrões, sexo, nudez ou violência, nem pensar! “Existe uma preocupação em não ultrapassar os limites do tolerável”, afirma Andres Kalikoske, doutor em ciências da comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos.
Ajoelhou, tem que rezar
Há vários tipos de restrições aos autores. É comum a exigência de que a heroína reze para Nossa Senhora de Guadalupe (padroeira do México) pelo menos uma vez por semana. Os diálogos devem ser curtos e, além da trama principal, existem, no máximo, três histórias paralelas. Haja rixas familiares, namoros proibidos e desencontros amorosos!
Fonte: Algumas Coisas
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