Se você já teve cachorros ou viu algum por ai, sabe que antes de deitar-se confortavelmente, o mesmo precisa girar algumas vezes. Mas afinal, por que eles fazem isso?

 

Calma, fique sabendo que os cães não são malucos. Isso acontece em função da memória genética que nossos grandes amigos possuem herdada de seus ancestrais que faziam isto como estratégia para sobreviver. O giro permitia que eles sentissem a direção do vento e era muito importante saber isso para entender em que direção iria seu cheiro, assim entendendo de onde um possível predador viria e deitando para este lado com a intenção de se defender.

 

Como os cachorros que faziam isso viviam mais, acabaram vencendo a seleção natural e fazendo a ação durar até os dias de hoje. Existem também diversas outras ações curiosas que também são resultado de instinto. Um bom exemplo é o fato deles ainda levantarem a pata para fazer xixi, assim marcando seu território e demonstrando sua superioridade. Uma curiosidade interessante é que em grande maioria, são os cachorros machos que fazem isso, porém as fêmeas também o fazem às vezes pelo mesmo motivo.

 

Outra ação curiosa é quando eles raspam a pata no chão, isso também é uma forma de marcar território e dizer que aquele é o seu espaço. Isso porque os cachorros só possuem glândulas sudoríparas nas patas, assim seu suor se concentra nas patas que são raspadas para deixar seu cheiro marcado.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.