Os cachorros são animais magníficos e com uma série de comportamentos os quais nós humanos ainda estamos longe de compreender. Por exemplo: por que eles amam lamber vidro? Por que eles se tornam tão agitados após um banho? E o mais importante de todos, por que eles adoram roubar nosso acento favorito no sofá logo após levantarmos?
De acordo com a ciência canina, existem duas possíveis explicações para essa última pergunta e cada uma diverge bastante da outra — enquanto uma das teorias possui certa fofura, a outra não parece encorajadora. Então, vamos tentar entender um pouco mais sobre as motivações do seu cãozinho.
Carência
A primeira possível explicação para o seu cão roubar seu lugar no sofá é simples e acolhedora: seu cachorro te ama. Para os cães, o lugar de descanso do seu companheiro humano representa segurança e conforto, remetendo aos comportamentos aprendidos pelas matilhas criadas por seus ancestrais no passado.
Ao se aconchegar no acento que você estava ocupando recentemente — e que provavelmente ainda tem o seu cheiro —, seu animal de estimação recebe uma enorme sensação de bem-estar com o mundo. Sendo assim, tudo que ele está fazendo é demonstrar como você é importante em sua vida.
Isso também pode significar que ele está tentando “proteger” sua área de invasores, como visitas na casa. Cachorros são animais bastante territorialistas e o ato de defender o espaço marcado por você é um importante sinal de afeto e preocupação com a sua pessoa.
Ansiedade e estresse
Por um lado não tão legal, também é possível que o seu cão esteja roubando seu lugar para demonstrar dominância. Isso costuma ser especialmente verdade se você possui mais de um cachorro dentro de casa ao mesmo tempo. Nesses casos, o seu espaço no sofá é como se fosse um trono e o seu cachorro quer explicar para os outros que ali ele é rei.
Então, como diferenciar os dois tipos de ação? É fácil. Cães que desejam só se sentir próximos aos seus donos irão ceder novamente a sua posição quando você retornar, enquanto os mais territorialistas podem tentar defender sua conquista e rosnar ou morder caso você tente recuperá-la.
Embora esse comportamento possa acontecer com qualquer cão, ele costuma aparecer mais em cães que são novos para a família ou que têm um histórico de abusos ou negligência. Se esse for o seu caso, é recomendado que a família busque alguma ajuda profissional para o animal.
Fonte: Mega Curioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.