Com certeza você já teve soluço e procurou diversas maneiras para faze-lo parar. Mas você sabia que ele é causado por uma irritação momentânea no nervo frênico? É esse o nervo que ajuda nos movimentos do diafragma e na respiração.
Quando acontece algum tipo de alteração neste nervo, o diafragma se contrai e, por isso, respiramos mais ar. Assim, a glote se fecha e causa o soluço. O som irritante que ele provoca vem das cordas vocais quando elas se mexem durante a passagem de ar.
O soluço também pode ser causado por doenças no estômago, esôfago e na vesícula ou até mesmo por pneumonias. Normalmente ele passa após poucos minutos.
Mas por quê dizem que devemos levar sustos para que esse incômodo problema passe?
Porque para faze-lo parar é necessário segurar o ar, trancando a respiração pelo nariz e pela boca. Tomar um copo de água inteiro de uma vez só também ajuda pelo mesmo motivo.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.