Você sempre escuta em noticiários os apresentadores falando sobre terremotos que aconteceram em alguma parte do mundo, mas nunca aqui no Brasil, o que não é ruim afinal os terremotos causam enormes estragos podendo chegar a destruir casas e prédios, porém eu sempre tive essa dúvida: Por que será que no Brasil não tem terremotos? Depois de vários anos tendo esse obstáculo em minha mente eu decidi finalmente chegar no meu professor de geografia e perguntar. Eu achei tão interessante que decidi trazer um post sobre esse assunto aqui no blog.
Para quem não sabe, o Brasil está no centro de uma das placas tectônicas do planeta e por esse motivo o nosso país não recebe terremotos de alta intensidade. Quando a placa se movimenta, os impactos não são sentidos de forma severa, sendo que na maioria das vezes nem sentidos eles são. Os terremotos acontecem com o movimento desta placa que acarreta em uma colisão ou afastamento quando ela se choca com outra placa tectônica, ou seja, elas só podem se tocar nas bordas.
Basicamente, não há terremotos no Brasil porque o nosso território fica distante das áreas conhecidas como linhas vermelhas que ficam próximas das bordas das placas tectônicas. Países que ficam perto dessas linhas acabam sendo muito afetados quando elas se movimentam, como é o caso do Japão.
Mas sim, podem ocorrer terremotos no Brasil, inclusive todos os anos são registrados abalos sísmicos no nosso território, já que uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Minas Gerais localizou 48 falhas geológicas no Brasil. Entretanto, é valido citar que na maioria das vezes esses abalos nem são sentidos, afinal eles são de baixa magnitude.
Fonte: TriCurioso.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.