Entenda por que o Dia das Mães é comemorado em maio, por que foi definido a data do segundo domingo de maio para o dia das mães.

 

Uma das grandes dúvidas que surgem na mente de muitas pessoas é porque o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio? É uma pergunta muito pertinente e é claro que tem uma boa explicação a qual apresentaremos nesse artigo.

 

Primeiramente é preciso entender um pouco mais sobre essa comemoração tão importante no Brasil e no mundo. A mãe além de ser a progenitora da vida também tem uma grande importância no crescimento e desenvolvimento de todos nós, esse já é um assunto complexo e alguns até invocariam a personalidade de Freud para dar maiores explicações, no entanto não é esse nosso objetivo nesse momento.

 

porque o dia das mães é comemorado no segundo domingo de maio

 

As mães recebem homenagens há milhares de anos, a figura da Grande Mãe foi uma das primeiras representações artísticas esculpidas pelo homem. Na antiga Grécia todo ano havia um festival em louvor das mães onde Réia, a mãe dos Deuses era a figura principal.

 

Essa comemoração existiu por muitos séculos depois dos gregos nas mais variadas tradições, desde povos da Ásia quanto Europeus faziam festivais em homenagens à mãe, a criadora, e essa imagem era representada também como uma Deusa, como a Mãe Terra, enfim, a figura materna e todo seu simbolismo para os homens também era associada às forças da natureza.

 

Os ingleses foram um dos primeiros povos, neste período contemporâneo, a criar uma data específica para fazer homenagens às mães, esse dia ficou conhecido como “mothering day”. Essa data comemorativa foi criada, pois no começo da era industrial houve uma grande migração de trabalhadores do campo para as cidades e muitas vezes os pais ficavam no lugar de origem e os filhos ficavam longos períodos sem ter noticias de seus familiares, sendo assim o “mothering Day” foi instituído como uma data onde os trabalhadores ganhavam uma folga para poderem visitar seus pais, visitar as mães e matar as saudades.

 

Por que foi escolhido o mês de Maio para o Dia das Mães?

 

Agora que já entendemos como o dia da mãe era comemorado na antiguidade devemos responder a pergunta inicial, o porquê do mês de maio ser o dia das mães, pois bem, existe certa unanimidade com relação à história da americana Anna Jarvis que após perder sua mãe em 1904 reuniu-se com a comunidade religiosa da igreja de Grafton para fazer uma comemoração especial a todas as mães, e foi determinado pela primeira vez o dia 8 de maio como a data da comemoração.

 

A festa teve um sucesso tão grande que foi comemorado todos os anos na mesma data e devido à repercussão em todo o país no ano de 1914 o presidente americano Woodrow Wilson declarou o segundo domingo de maio como o dia das mães.

 

Aqui no Brasil a data da comemoração do dia das mães no segundo domingo de maio foi oficializada oficialmente pelo presidente Getúlio Vargas no ano de 1932, desde então essa data vem sendo comemorada em todo o território nacional e se transformou num dos eventos mais esperados pelo comércio pois é a segunda data comemorativa que mais movimenta o comércio brasileiro perdendo apenas para o Natal.

 

Atualmente, Itália, Turquia, Brasil, Japão e Estados Unidos comemoram o dia das mães sempre no segundo domingo de maio, essa data não é uma unanimidade mundial, cada país tem suas tradições, por exemplo, nosso país irmão, Portugal, comemora o dia das mães no primeiro domingo de maio.

 

Determinar uma data para um evento tão importante quanto homenagear nossa mãe querida é de certa forma um ritual onde invocamos a figura materna e refletimos sobre tudo que ela representou e representa em nossa vida, no entanto mais do que um dia especifico durante o ano é importante para todos nós pensarmos que a figura da mãe deve ser louvada e homenageada todos os dias do ano.

 

Para entender um pouco mais sobre essa comemoração sugiro que leia o artigo abaixo sobre o Dia das Mães no Brasil e no Mundo.

 

Fonte: Esoterikha


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.