Você já parou para pensar que setembro começa com sete, e outubro lembra oito, que novembro começa com nove e dezembro com dez? Isso pode ter acontecido só por acaso, mas seria muita coincidência. Se você nunca parou para pensar nisso vem com a gente que vamos desvendar o mistério. Você acha que é uma coincidência ou foi proposital?
Antigamente esses meses eram mesmo o mês sete, oito, nove e dez. Era dessa maneira antes de acrescentarem janeiro e fevereiro no calendário. Os novos meses foram inventados no século 8 a.C.
O calendário original romano foi criado pelo rei Rômulo, ele se baseou na lua e por isso tinha apenas 10 meses ou 304 dias. O ano começava com março, na verdade, martius, depois aprilis, maius e junius. Os quatros primeiros nomes eram homenagens a deuses e eventos como início de plantações.
Depois os meses começavam a ser contatos em latim: quintilis, sextilis, septembre, octobre, novembre e decembre. Mas esse calendário tinha problemas, como disse, ele seguia o ciclo lunar e as estações caíam sempre em épocas diferentes.
Por causa disso o rei Numa Pompílio, que sucedeu Rômulo, criou mais dois meses, janus e februare. Os dois novos meses ficaram antes de março. O mês de janeiro também foi uma homenagem a um deus, o deus Jano, ele representa a entrada e saída e por isso tornou o primeiro mês, para trazer bons presságios.
Por causa disso os meses que tinham nomes de números acabaram perdendo o sentido. Mas eles decidiram manter, pois já estavam acostumados.
Mas as mudanças não pararam por aí, em 45 a.C. O imperador Júlio César reformou o calendário, o calendário que era lunar tornou-se solar. Agora as estações estavam bem mais alinhadas e o ano passou a ter 365 dias. Essa é a forma que usamos até hoje.
Depois dessa mudança o mês quintilis virou julius para homenagear o imperador. Tempo depois outro mês mudou de nome, e sextilis, virou agosto. Uma homenagem ao rei Augusto.
Bem curiosa a história do calendário, aposto que muitas pessoas não sabem disso. O calendário foi quase todo criado com nomes que fazem homenagem a outras pessoas ou deuses. O mais interessante é que ele foi criado há muito tempo atrás e até hoje usamos sem fazer nenhum correção ou ajuste.
Agora que você já sabe pode contar para seus amigos e até professores, essa é uma curiosidade bem interessante para comentar na sala de aula.
Fonte: Curioso Mundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.