Estudantes interessados em concorrer a bolsas de estudo integrais e parciais em universidades particulares já podem fazer a inscrição no Programa Universidade para Todos (ProUni), pela internet. O prazo, que começou nesta quinta-feira (31), vai até o dia 3 de fevereiro.
Nesta edição, o ProUni está oferecendo um número recorde de bolsas. Ao todo, são 243.888 em 1.239 instituições privadas. Dessas, 116.813 são bolsas integrais, e 127.075, parciais, de 50% do valor das mensalidades.
Para se candidatar às bolsas, o aluno deve acessar o site do programa. Só podem se inscrever no ProUni do primeiro semestre de 2019 quem participou do Enem de 2018 e obteve, no mínimo, 450 pontos na média das notas do Exame. O aluno também não pode ter zerado a redação.
Além disso, Outra exigência para se candidatar é ter estudado o ensino médio completo na rede pública ou como bolsista integral na rede privada. Além disso, o candidato também não pode já ter diploma em curso superior.
Para concorrer às bolsas, é preciso comprovar renda familiar mensal per capita (por pessoa). O valor indica para qual tipo de bolsa o estudante se encaixa.
As bolsas integrais são voltadas àqueles com renda familiar per capita de até um salário mínimo e meio. As bolsas parciais de 50% são destinadas aos estudantes com renda familiar per capita de até três salários mínimos. Professores da rede pública de ensino também podem concorrer a bolsas e não precisam atender aos critérios de renda.
Como se inscrever no ProUni
no site do ProUni, faça o login com o número de inscrição do Enem 2018 (Exame Nacional do Ensino Médio) e senha mais recente que foi usada para acessar as notas do exame.
Caso tenha esquecido o e-mail e a senha, clique aqui para recuperar.
Em seguida, escolha até duas instituições, por ordem de preferência, além do curso pretendido e o turno. A consulta de bolsas está disponível no site do programa e é possível pesquisá-las por curso, instituição ou município.
O ProUni também possui reserva de bolsas para cotistas. As vagas por cotas são para pessoas com deficiência e autodeclarados pretos, pardos ou indígenas. Os cotistas devem atender a todos os critérios de participação citados anteriormente.
Fonte: Catraca Livre
Obs: As informações acima são de responsabilidade do organizador e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.