As lendas urbanas mais famosas no mundo:
As lendas urbanas fazem parte do imaginário infantil e adulto há muito tempo. Elas substituíram, de certa forma, as lendas folclóricas oriundas das matas e das florestas. Como no mundo moderno quase ninguém tem contato com a natureza e seus mitos, outras histórias foram criadas a partir do estilo de vida das grandes cidades.
Essas histórias normalmente envolvem assombrações e seres fantásticos que protegem algum lugar e aterrorizam as pessoas. As principais características das lendas urbanas são a transmissão via oral ou pela internet e a velocidade com que se propagam. Uma lenda desse tipo pode rodar o mundo em apenas algumas horas com auxílio das redes de relacionamento.
O Monstro do Lago Ness talvez seja a lenda urbana mais conhecida de todas e também uma das mais antigas. Seu berço é a Escócia, país onde existe a crença em um terrível monstro que mora nas profundezas do Lago Ness. Um dos primeiros relatos foi feito em 1933 por um casal que afirmou ter visto um animal com 9 metros de comprimento, cor cinza escuro e cabeça semelhante a de uma cobra. Até hoje ouve-se histórias a respeito de novas aparições, mas ninguém nunca conseguiu um prova contundente.
Outros exemplos de lendas urbanas são: Pé Grande, O Abominável Homem das Neves e a Bruxa do Espelho.
As lendas urbanas mais famosas no Brasil:
No Brasil, as lendas urbanas podem ser comparadas às lendas indígenas ou às histórias compartilhadas pelo folclore, como as lendas do Saci, Curupira, Mula-sem-cabeça e Boitatá. A diferença é que o cenário das lendas urbanas é outro e seus personagens são mais próximos à realidade das grandes cidades.
Algumas vezes as lendas urbanas são usadas para “educar” as crianças através do medo, como é o caso do Homem do Saco. Segundo reza a lenda, um homem solitário percorre as ruas da cidade durante o dia e principalmente à noite, em busca de crianças desacompanhadas. Ele as coloca dentro do saco que carrega nas costas e nunca mais retorna.
Outra história bastante popular é a Loira do Banheiro, muito comum entre estudantes. Segundo a lenda, se evocarmos a presença fantasmagórica da moça em frente a um espelho, ela aparece e passa a assombrar que a provocou.
Uma história real ocorrida em meado dos anos 60 deu origem a uma lenda urbana muito interessante: O Palhaço da Kombi. De acordo com a lenda, um palhaço na cidade de Osasco (São Paulo) sequestrava crianças para vender seus órgãos. O alvo principal eram as escolas públicas, ele possuía ajudantes e dirigia uma Kombi azul.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.