O microondas facilita muito o dia-a-dia das famílias. Nada mais prático do que esquentar uma refeição no forno, sem fazer sujeira e com a máxima agilidade. Mas é necessário que as pessoas saibam que nem tudo deve ser colocado para aquecimento no microondas.
O eletrodoméstico, quando não utilizado da maneira adequada, pode levar a sérios acidentes domésticos e até problemas para a saúde.
A primeira coisa que não devemos fazer no microondas é esquentar água em copos. O superaquecimento do líquido pode resultar em queimaduras e acidentes por causa da rápida mudança de estado, do líquido para o vapor.
Outra coisa que não se deve fazer é esquentar grandes pedaços de carne no forno. As peças muito grandes podem aquecer apenas externamente, deixando a parte interna do alimento congelada. Com isso, a carne não fica completamente cozida e pode conter bactérias nocivas à saúde.
Os alimentos com casca fina também não devem ser colocados no microondas. Produtos como batata, linguiça, tomate retém vapor quando cozidos no eletrodoméstico.
Outro perigo é esquentar uva, ela pega fogo quando aquecida no microondas por conduzir eletricidade.
Por fim, o último alimento que não deve ser cozido no forno é o ovo. A casca do alimento faz com que ocorra uma pressão na parte de dentro, o que pode levar o ovo a explodir.
Também vale lembrar as velhas dicas do forno microondas de nunca usar recipientes de metal, que podem superaquecer e causar incêndios; e usar apenas plásticos apropriados para esse tipo de eletrodoméstico, que não contenham Bisfenol A e que não derretam.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.