De acordo com a empresa de assessoria Globescan, responsável pelo levantamento encomendado pela Oxfam, as massas são o alimento preferido da maior parte da população mundial. Foram ouvidas mais de 16 mil pessoas em 17 países com culturas bem diferentes, entre eles Brasil, Austrália, Alemanha, África do Sul, Rússia e Filipinas.
A pesquisa demonstrou que a paixão pelo popular macarrão não está presente apenas na Europa, mas estende-se por vários países da Ásia, África e Oceania. Estudiosos acreditam que esse fato pode ser explicado através das origens do prato.
Ao contrário do que costumam dizer, as massas não possuem origem puramente italiana. Gregos e romanos produziam alimentos bastante similares, com a diferença de que eram assados e não cozidos.
Por algum tempo acreditou-se que os chineses eram os responsáveis pela disseminação das massas pelo mundo, mas atualmente a teoria mais aceita é a de que os árabes as levaram para a Sicília, no sul da Itália, durante as invasões do século 8.
Além do paladar, outros fatores contribuem para que as massas ocupem a posição de comida mais famosa do mundo. John Dickie, professor de Estudos Italianos na Universidade de Londres, aponta que além da versatilidade no preparo, as massas são menos perecíveis e mais fáceis de transportar.
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.