O mundo em que vivemos é repleto de cheiros. São os mais variados aromas. Mas, você já parou para pensar, qual é o cheiro do espaço? Bom, se já passou pela sua cabeça, com certeza, na dos cientistas também. De acordo com astronautas, que vivem nas estações espaciais, o universo tem cheiro sim. Quando saíam da estação espacial, para uma volta e retornavam para a estação, eles notavam que os trajes espaciais ficavam com um odor característico. E o cheiro era, basicamente, de carne queimada, ou metal quente, ou pólvora. Em síntese, não era nada agradável.

 

O espaço, além de bonito, pode ser bem assustador. E graças à quantidade de filmes que se passam no espaço, dá para se ter uma ideia do quão misteriosom e até perigoso, pode ser esse enigmático infinito. No espaço, coisas ruins podem acontecer ao corpo humano, enquanto se está por lá. Uma viagem ao espaço pode prejudicar o sistema imunológico, a visão, reduzir a densidade óssea e até fazer com que as unhas caiam. Para os cientistas, ainda há muito o que se aprender a respeito do espaço.

 

O que faz o espaço cheirar carne queimada?

 

A origem do cheiro do espaço seria basicamente em decorrência da morte das estrelas. Em suma, as estrelas, enquanto estão morrendo, produzem moléculas de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos. Nesse ínterim, à medida que queimam, essas moléculas vão se espalhando pelo universo. Ou seja, pode-se dizer que o espaço cheira a morte de estrelas.

 

De acordo com os cientistas, o cheiro ruim do espaço não tem origem apenas nas mortes das estrelas. O espaço é repleto de objetos estranhos como cristais de urina, cadáveres de animais, entre tantas outras coisas, que se pode imaginar. E, provavelmente, a junção de todos esses objetos colabora para o cheiro ruim que há no espaço.

 

Outro fator, que contribui para o característico odor, é que o nosso sistema solar é rico em carbono e pobre em oxigênio. Quanto mais o oxigênio vai diminuindo, mais aumenta o cheiro de fuligem e de queimado.

 

Em alguns locais do universo, por exemplo, há nuvens moleculares, repletas de minúsculas partículas que abrigam uma variedade de aromas. E esses aromas são os mais desagradáveis possíveis, assim como cheiro de ovo pobre, por exemplo.

 

 

NASA quer recriar cheiro do espaço

 

A NASA pretende entender melhor a origem do cheiro no espaço, e para isso, a agência espacial contratou um químico, especialista em aromas.

 

E o objetivo é poder recriar o cheiro no treinamento de astronautas, para que eles possam ir se familiarizando com o cheiro. E assim, eles não serão pegos de surpresa, pelo odor espacial.

 

O químico, Steve Pearce, é este especialista em aromas e tem a tarefa de recriar o cheiro. Em suma, para facilitar a vida dos astronautas no espaço. Até porque, recriando o odor, será possível criar um aroma capaz de eliminar o mal cheiro, que fica nos astronautas.

 

Afinal, como, no espaço, já é difícil para se tomar banho por conta da gravidade zero, eles usam panos úmidos para se limparem. O que complica um pouco a tarefa de retirar o mal odor que fica impregnado nos trajes, das pessoas que estão no espaço.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.