Adoro o conceito de um farol, aquele que dá luz, que guia os navegantes nos escuros e confusos mares. Porém, você já parou para pensar em qual seria o mais antigo farol do mundo ainda em atividade? Quanta história não teria esta bela obra? É isso que vou contar hoje para você.

 

O mais antigo farol ainda em funcionamento se chama Torre de Hércules, este fica no extremo Norte de uma península chamada corunhesa, fica a 1600 metros do centro de Corunha, na Galiza, Espanha. Esta belíssima torre faz parte do Patrimônio Mundial da UNESCO, foi construída pelo império romano e é o único desta era que ainda funciona.

 

O farol foi construído durante o Século II na cidade chamada Brigâncio a mando dos imperadores Trajano e Adriano, foi arquitetado por Gaio Sévio Lupo que nasceu em Emínio (atual Coimbra). A função do farol era justamente servir para auxiliar os navegantes. Porém, durante a Idade Média, a torre perdeu sua função, tornando-se fortificação. Após, em 1682 o duque de Uceda ordenou que o arquiteto Amaro Antune fizesse um restauro completo na estrutura que agora ganharia uma escada de madeira para atravessar as abóbadas da parte superior onde haviam pequenas torres incumbidas de suportar o farol.

 

Foi durante o o reinado de Carlos IV de Espanha que a reconstrução foi completa, iniciando a obra em 1788 e terminando em 1791 ao seguir um estilo neoclássico arquitetado por Eustaquio Giannini. Em 27 de junho de 2009 o Farol de Hércules tornou-se Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

 

 

Fonte: TriCurioso.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.