Leitura de bulas e verificação de data de validade não são as únicas coisas que merecem atenção na hora de administrar um medicamento. O armazenamento correto de remédios é essencial para que eles mantenham suas propriedades e permaneçam eficazes. Você sabe exatamente onde pílulas, comprimidos e cartelas devem ser guardados?
Lugar certo para guardar remédios em casa
Especialistas afirmam que a grande maioria dos remédios devem ficar em ambientes secos, arejados e ao abrigo da luz. Eles devem ser conservados em temperaturas que variam de 15 a 30 graus Celsius. A exceção a essa regra são os remédios que devem ser mantidos em geladeira, caso da insulina e de seus derivados.
O mais indicado, portanto, é guardar os remédios dentro de uma caixinha, no quarto, por exemplo. Caso tenha crianças pequenas em casa, mantenha a caixa em lugares altos ou trancados a chave para evitar acidentes.
Onde NÃO pode guardar remédios
É bastante comum manter remédios em armários de banheiro, mas o local é, na verdade, um dos piores ambientes para armazenar medicamentos. Isso porque, nesse espaço, há uma variação muito grande de umidade e temperatura que podem, respectivamente, superar os 70% e os 30ºC quando o chuveiro está ligado.
Quem tem o hábito de guardar remédios na cozinha deve pelo menos evitar que eles fiquem sobre a geladeira ou o micro-ondas, lugares normalmente mais quentes do que o indicado. Não é recomendado ainda deixar medicamentos em bolsas ou porta-luvas do carro. Apesar de aparentemente prática, a atitude pode comprometer a eficiência do produto.
Além, disso, especialistas afirmam que nunca se deve tirar a pílula da embalagem original para colocá-la em caixinhas para carregar medicamentos. Remédios expostos em condições ruins costumam ter sua eficácia reduzida ou até mesmo nula em até 24 horas. Se precisar tomar um medicamento fora de casa e não puder levar a cartela com você, o ideal é cortá-la.
Fonte: Vix.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.