Sensibilidade nos seios, inchaço e dor nos mamilos. Seu corpo pode estar se preparando para receber um bebê: há retenção de líquido e inchaço acumulado nas mamas. O aumento da produção de hormônios, como a prolactina e o estrogênio, além da progesterona, é o grande responsável pelas mudanças no corpo da mulher durante a gravidez.
Por que os seios incham e doem?
Para se preparar para acolher o bebê, no início da gestação acontecem diversas mudanças no organismo, causadas por aumento da taxa de hormônios femininos. O principal deles é a progesterona, que provoca retenção de líquido e desconforto nas mamas, fazendo com que seu volume aumente. Há quem confunda esse sintoma com um dos comuns durante a TPM, mas pode indicar gravidez.
A mama como um todo fica mais volumosa e o bico cresce como parte da adaptação e preparo para a amamentação. O inchaço acontece por causa da quantidade de vasos sanguíneos na área (o que é bom para a produção de leite), mas causa dor e sensibilidade nas mamas.
Os seios da gestante aumentam e ficam mais doloridos devido à maior irrigação de sangue na região. Os mamilos tendem a escurecer. É a progesterona responsável pelo efeito chamado “mineralocorticóide”, que age nos receptores dos rins responsáveis pela reabsorção da água, estimulando-a. Ela dificulta a eliminação de água pelo rim, favorecendo a retenção de líquido e, consequentemente, os principais sintomas físicos, como inchaço e dor nas mamas.
Fonte: Vix.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.