Nesta terça-feira (11/8), o presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou o primeiro registro oficial de uma vacina para coronavírus. “Sei que é bastante eficaz, que dá uma imunidade duradoura” disse Putin durante uma conferência ao vivo com seus ministros. A droga foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya. O líder russo também declarou que uma de suas filhas já foi vacinada e passa bem.
O presidente afirmou que o produto passou por todos os testes necessários e que os primeiros vacinados serão pessoas que pertencem aos grupos de risco, além dos profissionais da saúde e educação. Apesar da fala de Putin, existe uma desconfiança em torno da vacina, que foi produzida em apenas dois meses, tempo considerado curto levando em conta a quantidade de avaliações necessárias para a comprovação científica de que a droga é eficaz e segura.
Infectologistas e especialistas do mundo inteiro consideram que, caso etapas sejam puladas ou o processo acelerado, a vacina seria uma imprudência e poderia causar danos. “A Rússia está essencialmente conduzindo um experimento em larga escala populacional”, disse Ayfer Ali, especialista em pesquisa de medicamentos. “Acelerar o progresso não deve significar comprometer a segurança”, declarou Tarik Jasarevic, porta-voz da OMS. Em um cenário em que ocorre uma verdadeira corrida para a criação de uma vacina, a Organização Mundial da Saúde pediu cautela em relação ao anúncio e disse que o produto ainda precisa passar por aprovação internacional.
De acordo com Jasarevic, a organização está em contato com as autoridades russas para avaliar a situação. “Novamente, a pré-qualificação de qualquer vacina envolve análise e avaliação rigorosas de todos os dados de segurança e eficácia requeridos”, declarou. Apesar disso, o porta-voz disse que a organização está entusiasmada “com a velocidade em que as vacinas estão sendo desenvolvidas” pelo mundo.
Fonte: Capricho
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.