Ainda restam muitas dúvidas sobre os cuidados para evitar a contaminação pelo novo coronavírus, que causa a Covid-19. Embora as principais recomendações continuem sendo as do isolamento social, para quem pode ficar em casa, e da higienização constante das mãos, além do uso da máscara nas saídas essenciais, há outras medidas que ajudam a evitar a doença.
São cuidados pessoais que incluem a correta limpeza de objetos de uso diário, como óculos e lentes de contato; a forma certa de manter a barba, o cabelo e as unhas; além das principais precauções com a alimentação e a hidratação.
Segundo o infectologista Fernando Chapermann, professor da PUC-RJ, ficar atento a esses detalhes é importante porque o vírus pode sobreviver por horas em diferentes superfícies:
— A lavagem frequente das mãos, com água e sabão, é fundamental, pois o vírus não penetra na pele, mas fica ali. Quando colocamos o dedo na boca, no olho ou no nariz, o que fazemos constantemente sem perceber, ele acaba contaminando — afirma.
Uma das principais precauções, segundo os especialistas, é manter as unhas cortadas, não só porque elas podem funcionar como área de depósito do vírus, mas também impede a higienização correta das mãos.
— Outro cuidado importante par a os homens é, pelo menos neste momento, retirar a barba ou mantê-la curta. A região também pode servir de acúmulo para o vírus, além de dificultar a higienização do rosto, estimular o toque na face e dificultar a correta utilização das máscaras — alerta Kirley de Souza, enfermeira especializada em controle de infecção hospitalar.
Outro objeto que costuma estimular o toque no rosto são os óculos. Embora ele sirva como uma certa barreira de contato entre o vírus e os olhos, os cuidados precisam ser reforçados ao manuseá-los.
— Qualquer objeto que a gente toca muito, como os óculos, mas também celular, caneta e escova de cabelo, por exemplo, precisa ser higienizado todas as vezes que for manuseado. Intensificar ainda mais a lavagem das mãos é recomendado — ensina Kirley.
Outro cuidado é com a pele: o uso de hidratante corporal diário previne rachaduras e feridas, que podem servir como entrada para o novo coronavírus.
Fonte: Extra
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.