Todos nós sabemos, desde sempre, que os animais conseguem nos amar, bem mais do que outros humanos. O cão, por exemplo, carrega o título de melhor amigo do homem e não é à toa. Quem possui um desses animaizinhos em casa, sabe como são companheiros e se mantêm ao nosso lado, mesmo nos piores momentos e nas maiores dificuldades. São eles que estarão com seus donos quando todos se forem e vão esperar até mesmo quando a morte os separar. Existem diversas histórias envolvendo algum cachorro ou vários, capazes de tirar várias lágrimas dos nossos olhos. Cães que ajudam outros animais, cães que esperam por seus donos e melhores amigos de crianças, enfim, existe de tudo. No entanto, esses animais podem não estar sempre com o psicológico bom.

 

Há casos de cães que sofrem de ansiedade e você pode saber como é. O seu cachorro fica sempre nervoso quando ouve um barulho ou diante de uma situação que o tira de sua zona de conforto? Um estudo realizado recentemente, o maior já feito inclusive, descobriu que algumas raças são mais propensas a comportamentos como agressão, ansiedade e medo. Será que o seu animalzinho sofre de ansiedade? Confira conosco um pouco mais de detalhes sobre isso e surpreenda-se.

 

Seu cachorro é ansioso?

 

Para realizar a pesquisa, os cientistas da Universidade de Helsinque, na Finlândia, entraram em contato com clubes de criação de cães. Foram clubes ao redor do mundo. Assim, pediram aos donos dos animais para classificarem o comportamento de seus pets, de acordo com sete características. Sensibilidade ao ruído, medo geral, medo de altura e superfície, desatenção, comportamentos compulsivos, agressão e ansiedade de separação.

 

Os pesquisadores receberam então mais de 13.700 respostas, representando 264 raças. Os especialistas então se limitaram a analisar 14 raças, que tinham como representante pelo menos 200 cachorros. De acordo com o resultado, 72,5% de todos os cachorros apresentam pelo menos um comportamento relacionado à ansiedade. A mais comum delas é a sensibilidade ao ruído. Isso afeta 32% dos cães. Quanto mais velho for o cachorro, mais sensível ao barulho. Cerca de 17% apresentam medo de outro cachorro, 15% se sentem inseguros quando estão com estranhos. 11% ainda temem novas situações.

 

Os pesquisadores perceberam que algumas raças são mais propensas a ser ansiosas. De acordo com o estudo publicado, a raça mais medrosa de cachorro, é o cão d’água espanhol. Além desse, há também o pastor-de-shetland e os vira-latas. A sensibilidade ao barulho se mostrou algo mais acentuado, nos Lagotto Romagnolos, Whwaten Terrier e também em vira-latas. Você pode começar a notar essas coisas simples em seu cachorro para saber se ele sobre desse mal.

 

Fonte: Fatos Desconhecidos.


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.