Recomendado por Elon Musk, o app Signal teve um grande aumento na quantidade de downloads, também influenciado pelos novos termos de uso do WhatsApp, que deixaram muitos usuários insatisfeitos com a obrigatoriedade de compartilhar seus dados com o Facebook.
Lançado em 2014, o Signal é um serviço de mensagens criptografadas que tem aparecido como alternativa, junto do Telegram, para quem pensa em abandonar o mensageiro de Mark Zuckerberg.
Pertencente à Signal Foundation, organização sem fins lucrativos na qual atua o cofundador do WhatsApp Brian Acton, o app é mantido por meio de doações e financiamentos. Focado em privacidade, ele não exibe anúncios e afirma não ter acesso a nenhuma mensagem ou chamada feita na plataforma.
Mesmo tendo aumentado a quantidade de usuários, o mensageiro ainda não é tão conhecido. Pensando nisso, o TecMundo fez um pequeno resumo do que você pode encontrar nele.
Convite para conversa em grupo
No WhatsApp, o usuário precisa alterar as configurações para não ser incluído em grupos automaticamente, enquanto no Signal esse recurso é padrão. Quando alguém tentar lhe adicionar, você recebe um convite e só entra no bate-papo após confirmar.
Os grupos no Signal podem ter até 150 participantes.
Bloqueio de contatos e grupos
Se alguém anda enviando mensagens inconvenientes, é possível bloquear a pessoa no app. Ao fazer isso, você deixa de receber mensagens, chamadas e convites para grupos dela, proibindo-a de ver seu nome e foto do perfil. O mesmo pode ser feito com os grupos.
Editor de imagens
Quer fazer alterações, cortes ou adicionar textos em uma foto antes de enviá-la? O editor de imagens do Signal oferece diversas funções, incluindo uma ferramenta de desfoque de rosto para manter as pessoas anônimas, se necessário.
Compartilhamento de arquivos
De acordo com o Signal, é possível encaminhar qualquer tipo de arquivo para pessoas e grupos, sem a necessidade de compactação, como acontece com fotos e vídeos no WhatsApp.
Nota para mim
Por fim, vale destacar essa função bastante procurada, que permite o envio de mensagens para você mesmo. Disponível de maneira nativa, ela possibilita criar lembretes, anotar ideias, guardar fotos, vídeos etc.
Signal para desktop
O Signal não pode ser acessado pelo navegador. Porém, a plataforma oferece uma versão para desktop, trazendo algumas funções encontradas no telefone, como a chamada de vídeo em grupo, não disponível no WhatsApp Web. Por outro lado, o Signal para PC não oferece chamadas de voz em grupo.
A versão desktop tem app para Windows, Mac e Linux, que funciona associada ao mensageiro instalado no celular, permitindo o uso simultâneo em todos os dispositivos via QR Code.
Como baixar o Signal?
Gratuito, o Signal pode ser baixado na Google Play Store (Android), na App Store (iOS) e no site oficial do serviço (versão para desktop).
Fonte: TecMundo
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.