Algumas vezes a ficção se aproxima demais da realidade; em outras, a televisão utiliza a própria realidade como matéria-prima para a elaboração de seus universos ficcionais.
Existem várias produções de ficção científica que tomam como base acontecimentos reais para a concepção de sua histórias. Alguns desses acontecimentos são cheios de mistérios, outros nem tanto, mas todos são bem curiosos.
Entre alguns exemplos de atrações inspiradas por histórias que realmente aconteceram estão Stranger Things e Arquivo X.
10 curiosidades e segredos de Stranger Things
Confira em nossa lista:
Arquivo X
O episódio intitulado 731 mostrava uma unidade de cientistas japonesas que faziam experiências com aliens. Foi inspirada em um grupo real do exército japonês que realizou experimentos não com aliens, é claro, mas com humanos durante a década de 30.
BLACK MIRROR
Outra série com um episódio inspirado por eventos reais. No caso, o episódio Nose Dive tem como inspiração duas tecnologias reais e atuais: o Tinder e um sistema que vem sendo elaborado pelo governo chinês que visa dar notas para as pessoas de acordo com o seu comportamento.
THE OA
Essa série da Netflix é inspirada numa experiência de pós-morte que a atriz e a criadora do programa, Brit Marling, alega ter ouvido de uma conhecida.
STRANGER THINGS
Outra produção da Netflix. A série se inspirou no Projeto Mountauk, uma série de experimentos que o exército dos Estados Unidos realizou na 2ª Guerra e que, segundo rumores, muitos deles envolviam procurar portais extra-dimensionais.
Fonte: Observatório do cinema
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.