Rugas são pequenas dobras da pele que aparecem em decorrência do envelhecimento, perda natural da elasticidade e tonicidade. Esse processo é natural, fisiológico, irreversível e evolutivo. Porém, segundo a biomédica esteta Natalie Lucasech, algumas situações cotidianas podem acelerar esse processo, como a exposição contínua ao sol sem uso de protetor solar, carências alimentares, alterações hormonais, fumo e consumo de bebidas alcoólicas em excesso.
Conheça as diferenças entre rugas
No geral, os sinais aparentes de envelhecimento da pele como linhas de expressão e rugas são resultado de maus hábitos que também prejudicam a sua saúde, como alimentação e tabagismo, acelerando o processo de envelhecimento. Para melhor preveni-las e tratá-las as rugas podem ser classificadas em duas categorias:
Rugas dinâmicas
São as marcas de expressão que se formam ao redor dos olhos (pés de galinha), testa e ao redor dos lábios, por exemplo. São decorrentes da contração dos músculos da face e da movimentação diária ao longo dos anos.
Rugas estáticas
São as linhas formadas no rosto, também conhecidas de sulcos, que ficam visíveis mesmo com a face em repouso. São agravadas pelo envelhecimento cutâneo e ocorrem devido ao afrouxamento da pele e da musculatura da face.
Fonte: Vix.com
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.