O que você considera mais saudável: beber refrigerante ou suco de caixinha? Apesar da falsa sensação de que os sucos de caixinha são mais saudáveis, a verdade é que nenhuma destas bebidas pode ser considerada ideal para a saúde. Tanto os refrigerantes quanto os sucos industrializados são altamente prejudiciais à saúde humana, pois contêm elevados índices de açúcar.
Segundo médicos e nutricionistas, as duas bebidas são vilãs das dietas. Por isso, o ideal é apostar nos sucos naturais, feitos em casa e com as frutas.
Estudos da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostraram que o refrigerante, quando consumido uma vez ao dia, pode aumentar em 20% o risco de enfarte. A bebida com gás prejudica o sistema cardiovascular, pois o açúcar ajuda a elevar os níveis de triglicérides, tipo de gordura que circula no sangue. Além disso, os refrigerantes também causam ganho de peso, osteoporose e diabetes.
Na mesma linha, os sucos do tipo néctar de frutas se mostram tão açucarados quanto os refrigerantes, além de perderem as fibras e nutrientes das frutas e de serem repletos de aditivos e conservantes. Os sucos industrializados só são confiáveis se apresentarem maior teor de polpa da fruta e zero de açúcar, conservantes e corantes. Isso significa que apenas os sucos mais caros são realmente bons para a saúde.
Para os médicos, é preciso conscientizar a população sobre os riscos que o suco de fruta consumido em excesso pode trazer para a saúde, principalmente das crianças. É necessário evitar o excesso de açúcar, conservantes químicos, aromas e corantes na alimentação. Por isso, os sucos de caixinha e refrigerantes não devem fazer parte da dieta das crianças e precisam ser consumidos com moderação por adolescentes e adultos.
Confira as principais características do suco industrializado
1 – Elevado teor de açúcar, o que aumenta o risco de diabetes tipo 2 e de obesidade;
2 – Presença de muitos conservantes químicos, que causam sobrecarga ao fígado e ao pâncreas;
3 – Uso de aromas artificiais, que possuem elementos alergênicos;
4 – Corantes artificiais, que também são substâncias alergênicas;
5 – Perda da propriedade das frutas. Os sucos não têm valor nutricional.
Diante desta análise, é possível compreender e afirmar que o suco de caixinha não é mais saudável do que o refrigerante!
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.