Esta imagem impressionante captura o momento em que uma incrível tempestade de raios foi criada durante uma violenta erupção vulcânica.
A impressionante foto do vulcão Calbuco, considerada uma das mais perigosas do Chile, ganhou o Grande Prêmio no concurso inaugural de fotografia “O Momento Perfeito”, apresentado pelo concurso de fotografia Our World In Focus .
O raro fenômeno da “tempestade suja” ocorre quando a força dos elementos lançados do fundo do vulcão colide com o exterior, causando cargas positivas e negativas na produção de raios.
A primeira imagem do prêmio ganhou ao fotógrafo Francisco Negroni um prêmio em dinheiro de US $ 2.000, além de uma nova lente de câmera e um vale de US $ 200 para gastar em uma loja de equipamentos de câmera.
Os juízes do concurso, Max Rive, da Holanda, e John Weatherby, dos EUA, chamaram a foto de “verdadeiramente espetacular”.
“Esta imagem mostra um raro momento da erupção do vulcão Calbuco com forças da natureza verdadeiramente espetaculares que o fazem encarar a imagem por algum tempo”, disse Rive. “É a combinação da raridade desse fenômeno natural com a qualidade técnica da imagem que a torna tão poderosa e única.
“Essa imagem me deixou a maior impressão e não poderia se encaixar melhor no assunto ‘Momento Perfeito’.”
O concurso de fotos também contou com outros quatro vencedores dignos ao lado da foto de “tempestade suja” de Francisco, que viu mais prêmios em dinheiro e os vouchers Lens Pro To Go recompensados.
Bence Mate, o segundo colocado na competição, ganhou US $ 500 em dinheiro e US $ 100 em vouchers por sua entrada fotográfica, “Eye To Eye”.
A fascinante foto mostra um beija-flor-de-coroa-verde pairando no ar, olho no olho, com uma pequena víbora verde, pendurada em um galho pela cauda.
O beija-flor de guarda, fotografado com as asas batendo rapidamente, se ajoelhou contra a víbora para proteger seus filhotes, emitindo sons estridente e dançando ao redor da cobra no ar.
“As imagens da vida selvagem costumam ser uma forte fotografia de narrativa, especialmente quando um confronto em potencial é fotografado, como nesta imagem capturada entre um beija-flor e uma víbora”, observou Rive.
“A perfeita qualidade técnica em termos de nitidez, foco, contraste e velocidade escolhida do obturador, que torna visível o movimento das asas, também ajuda a dar vida a esta imagem.”
O vencedor do quinto lugar no concurso, com $ 100 em dinheiro, foi a doce foto de Eliseo Nicolaevici de um cordeirinho atravessando uma ponte de madeira precária, seguida por um rebanho de mais de nove ovelhas.
“Esta imagem mostra como um ‘momento comum’ pode ser muito poderoso e evocativo ao capturá-lo no momento e local certos”, diz Rive. “Elementos que me impressionaram são a história de como o cordeiro caminha na frente das ovelhas adultas.
“A foto também cria uma forma de visão de túnel e enquadramento com a ponte suspensa, e como todas as faces das ovelhas são alinhadas em linha reta.”
Fonte: Good News Network
Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.