peleiluminosaggg

 

Você é o que você come, já diz o ditado, e ter uma pele iluminada e com aquele glow de saúde está diretamente ligado com o que você coloca no prato. Isso acontece porque vitaminas e nutrientes que encontramos nos alimentos – como o Zinco, o Selênio e a Vitamina C – estão envolvidos na nutrição da pele.

 
 

A IMPORTÂNCIA DE UMA ALIMENTAÇÃO REPLETA DE NUTRIENTES

Liliane explica que cada alimento tem a sua função no corpo, entregando nutrientes que ele precisa para fazer a sua manutenção correta. A pele bonita e iluminada é um reflexo de um corpo que está recebendo todas essas matérias-primas necessárias.

 

Isso, claro também inclui a quantidade certa de água (entre 2 e 3 litros diários): “A água tem um forte papel na nutrição da pele, pois é o veículo que as vitaminas hidrossolúveis (Vitamina C e Vitaminas do Complexo B) usam para serem absorvidas. A boa ingestão de água garante uma pele com brilho, saúde e beleza”, diz ela.

 

Todos esses benefícios não param só em uma pele cheia de glow. Segundo a nutricionista Gisele Carvalho, o consumo de alguns alimentos que possuem nutrientes essencias para a saúde de pele ajudam na prevenção de doenças sérias e muito comuns: “A ação dos antioxidantes no combate aos radicais livres no organismo tem particular relevância na pele. A vitamina A é um dos seus componentes principais, contribuindo para equilibrar o pH e minimizar o risco de infeção. Os carotenoides (pigmentos amarelos, laranja e vermelhos) são igualmente protetores. Dados divulgados pelo National Cancer Institute (NCI) indicam que a ingestão de quantidades elevadas deste antioxidante reduz em 6 vezes o risco de câncer de pele”.

 

O QUE COMER PARA TER UMA PELE MAIS ILUMINADA?

Pense em modelos como Gisele Bündchen. O que chama a atenção (além da beleza como um todo) é a pele iluminada e com um ar de saúde que mulheres como a top têm, muito além da maquiagem. Para isso, investir em alimentos alcalinos e com função antioxidante deve ser parte do seu foco.

 

A Dra. Gisele explica para Marie Claire que é preciso manter uma alimentação saudável e equilibrada (ou seja, com verduras e legumes no lugar de destaque, além de cereais integrais e leguminosas) para ficar com a pele mais bonita e saudável. Para conseguir todo esse brilho, ela indica, principalmente, 5 nutrientes básicos:

 

peleiluminosaggpp

 

 

Vitamina A: como comentado nos parágrafos acima, a vitamina A ajuda na produção da  melanina, além de ser um antioxidante natural e ajudar na restauração da pele. Você encontra essa vitamina em alimentos de cores que vão do amarelo ao vermelho (como pimentão, cenoura) e alguns itens de origem animal (leite, gema de ovos, sardinha).

 

Cobre: auxilia na manutenção da elasticidade e resistência da pele. É encontrado no grão-de-bico, nozes e na lentilha.

 

Ômega 3: para peles ressacadas, o ômega 3 é o ingrediente que vai recuperar a hidratação e saúde da pele. Está presente em peixes de águas frias (atum, bacalhau, salmão, truta), sementes e no óleo de linhaça.

 

Vitamina C: é um antioxidante natural, que protege a pele contra os danos dos raios UV, aumenta a capacidade de cicatrização e de produção de colágeno. Onde encontrar: frutas cítricas, tomates, pimentões.

 

Vitamina E: também um antioxidante natural e muito poderoso, ele protege as células dos radicais livres. Isso significa que essa vitamina funciona como uma proteção contra o envelhecimento. A Vitamina E está presente no gérmen de trigo, nozes, castanhas do Pará, abacate, sementes e grãos em geral, além de vegetais e folhas verdes.

 

Fonte: Revista Marie Claire


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.