O espetáculo propõe uma viagem brincante através da dança, convidando o público para relembrar as infâncias ou conhecer jogos populares presentes no cotidiano das crianças durante muitas décadas.

“Dentro, Fora e Cruza” leva o público a uma viagem pelas infâncias através das brincadeiras populares

Até o final de outubro, o grupo Unity Warriors realiza a temporada de estreia do espetáculo “Dentro, Fora e Cruza”, que propõe uma viagem brincante através da dança pelo universo das brincadeiras populares.

No dia 22 de outubro de 2023 (domingo), às 11h, o grupo participa do evento Break Ibira Especial Kids, se apresentando gratuitamente no Parque Ibirapuera, em frente ao MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo.

Na segunda-feira, dia 23 de outubro, às 10h e 14h, as apresentações acontecem no Instituto NUA (São Miguel), na Zona Leste. E no dia 31 de outubro (terça-feira), às 10h e 15h, as apresentações serão realizadas no CCA Guadalupe, no Morro Doce, na Zona Noroeste de São Paulo.

“Dentro, Fora e Cruza” é um espetáculo de dança que propõe ressignificar jogos e brincadeiras populares que contribuem com a formação do imaginário social, exaltando o prazer vivenciado no livre brincar. Uma viagem brincante, que conduz o público a se conectar com suas memórias afetivas da infância, relembrando jogos e vivências, mas também um convite às crianças e gerações mais recentes a se aventurarem em um universo de brincadeiras populares.

“Enquanto brincamos, revivemos momentos e emoções que marcaram nossas infâncias. Convidamos as pessoas a mergulharem nesse mundo dançante e brincante, em uma jornada lúdica, educacional e afetiva.  Afinal, “brincar é coisa séria”, diz Vinicios Silva, que assina a Direção Artística e Concepção do espetáculo.

O espetáculo é inspirado na obra “Homo ludens: O jogo como elemento da cultura”, do historiador e linguista holandês Johan Huizinga, reconhecido como um dos mais influentes pensadores da história da cultura moderna. Considerada a obra mais importante na filosofia da história em nosso século, a obra reúne e interpreta um dos elementos fundamentais da cultura humana: o instinto do jogo.

“Utilizamos essa obra como base da pesquisa para o processo de criação do espetáculo em razão dos jogos lúdicos serem, essencialmente, importantes no desenvolvimento da criança e do viver em comunidade”, comenta Igor Souza, Intérprete criador e diretor geral da Unity Warriors.

As ações são do projeto “Eu e vocês, somos nós?” contemplado no edital PROAC 46/2022 – Cidadania Cultural – Produção e Realização de Projeto Cultural ou Manutenção de Corpo Artístico em Favelas e Periferias.

Sobre a Unity Warriors

O grupo Unity Warriors é um dos importantes representantes da arte urbana brasileira no exterior e tem sua trajetória marcada por participações emblemáticas em muitos dos maiores eventos da cultura hip-hop e das artes urbanas do Brasil e do mundo.

Surgiu em 2015 com a união de jovens da periferia da Zona Leste e Noroeste da cidade de São Paulo, com a proposta de celebrar a cultura hip-hop, tendo como principal desejo o de se unir e representar a sua origem pelo Brasil e o mundo através da dança breaking em batalhas, aulas, palestras e workshops.

A Crew (nomenclatura utilizada para um coletivo de breaking) tem como principal característica o processo de ensino/aprendizagens em projetos sociais e as competições de dança, lugares que tem o hip hop como mediador de ideias e de diálogo direto com a comunidade.

Bi-campeã do Festival Break The Floor América Latina (2017/18), festival internacional de breakdance de Manaus-AM, a Unity Warriors foi o primeiro grupo brasileiro a chegar na final do Break The Floor, um dos maiores campeonatos do mundo, realizado em Cannes (França), chegando ao terceiro (2018) e segundo lugar (2019). Em Lyon (França), participou como convidado no “Rotary Breaking Dance”. E em Paris, foi o primeiro grupo brasileiro a participar como convidado da competição “Fire Jam” chegando à semifinal.

Ao longo de sua trajetória, o grupo participou de eventos importantes da cena e foi vencedor em vários deles, como Arena Caieira 2019, “The king Of The Night” (SP), “Boom Breaking” Festival de dança breaking de Barueri – SP, Fast Battle 2016 (MG), “The Killers Jova Battle” na Fábrica de Cultura Jaçanã; e segundo lugar no “Brasil super Battle”, em Brasília – DF.

Em 2023, recebeu um importante reconhecimento da crítica especializada em Dança, sendo indicado ao Prêmio APCA Dança (Associação Paulista de Críticos de Arte), na categoria Melhor Elenco de Dança, com o espetáculo “MANOfestAÇÃO”, que exalta a importância da cultura hip-hop como espaço de mobilização e transformação social e reflete sobre questões sociais urgentes, como a desigualdade e o racismo.

Informações: @unitywarriors_brwww.facebook.com/Unity-Warriors-2040426456226348

Ficha Técnica – Direção artística e concepção: Vinicios Silva. Intérpretes criadores: Hebrom Rodrigues, Gabriel Oliveira, Gilson Silva, Igor Souza, Leandro Cazão, Thiago Silva e Vinicios Silva. Trilha Sonora: Tulio Crepaldi. Concepção Cenografia: Unity Warriors. Figurino: Marisa Soou. Assistente de Figurino e Costureira: Pamela Rosa. Técnico de Som: Elias Soares. Fotografias: Lusca. Designer Gráfico: Lusca. Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini. Produção: Junior Cecon.

Serviço: Estreia do espetáculo “Dentro, Fora e Cruza”

Com Unity Warriors

Sinopse: Espetáculo de dança que propõe ressignificar alguns jogos e brincadeiras populares que contribuem com a formação do imaginário social. O prazer do brincar está presente em cada cena. Enquanto brincam revivemos memórias e jogos que marcaram as suas infâncias, e o público é convidado a mergulhar nesse mundo dançante, para fazer parte dessa jornada lúdica, educacional e afetiva.  Afinal “brincar é coisa séria”. Duração: 40 minutos.

Classificação Livre – Grátis

Quando: 22 de outubro de 2023 (domingo) – Horário: 11h – Onde: Break Ibira Especial Kids – Endereço: Parque Ibirapuera, em frente ao MAM – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n – Vila Mariana – São Paulo

Próximas apresentações

Quando: 23 de outubro de 2023 (segunda-feira) – Horário: 10h e 14h – Onde: Instituto NUA (São Miguel) – Endereço: Rio Vila Nova 6 C – União Vila Nova – Zona Leste – São Paulo – SP – CEP 08072-255

Quando: 31 de outubro de 2023 (terça-feira) – Horário: 10h e 15h – Onde: CCA Guadalupe – Endereço: Rua Carlos Mariguella 36  -Vila dos Palmares –  Morro Doce – Zona Noroeste – São Paulo – SP


Fonte: Assessoria de Imprensa: Luciana Gandelini - Cel (11) 99568-8773 - luciana.gandelini@gmail.com


Obs: As informações acima são de total responsabilidade da Fonte declarada. Não foram produzidas pelo Instituto Pinheiro, e estão publicadas apenas para o conhecimento do público. Não nos responsabilizamos pelo mau uso das informações aqui contidas.